Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55929
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Juventude e políticas públicas: construindo a cidadania juvenil na cidade de Congonhas/MG |
Authors: | Rosane Moreira da Cruz |
First Advisor: | Carla Valéria Vieira Linhares Maia |
First Referee: | Paulo Henrique de Nogueira |
Abstract: | O presente trabalho traz uma reflexão sobre as políticas públicas de juventude na cidade de Congonhas, Minas Gerais, a partir das leituras, debates e outras atividades desenvolvidas durante o curso: Juventude, Escola e Cultura, do qual participei nos anos de 2011 e 2012. O objetivo foi desenvolver uma reflexão teórica sobre a trajetória da Rede Municipal de Educação de Congonhas no que se refere a duas ações muito importantes em desenvolvimento: o Programa de Educação Afetivo Sexual (PEAS) e a organização dos Grêmios Estudantis. Essas duas ações, associadas ao protagonismo da juventude na cidade, desencadearam uma rica caminhada de participação e construção da Política Municipal da Juventude e sua transformação em lei, como garantia de continuidade desse processo na Rede Municipal de Educação. Espera-se que o resgate e a reflexão sobre estas ações possam contribuir para o desenvolvimento de políticas publicas juvenis em outros municípios e contextos escolares. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55929 |
Issue Date: | 28-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC.corrigido. final..pdf | 3.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License