Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55977
Type: Tese
Title: O processo de constituição dos vínculos sociais e afetivos de Yara ao longo de três anos em uma escola municipal de educação infantil em Belo Horizonte
Authors: Viviane Tolentino da Silva
First Advisor: Vanessa Ferraz Almeida Neves
First Referee: Marlene Oliveira dos Santos
Second Referee: Luciana da Silva de Oliveira
Third Referee: Fernanda Müller
metadata.dc.contributor.referee4: Maria de Fátima Cardoso Gomes
Abstract: Esta tese, desenvolvida no Programa de Pesquisa “Infância e Escolarização”, da Universidade Federal de Minas Gerais, tem como objetivo compreender o processo de constituição dos vínculos sociais e afetivos de uma criança bem pequena ao longo de três anos (2017 – 2019) em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI Tupi) em Belo Horizonte. Baseamos nossas concepções teóricas e metodológicas em princípios da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação. Por meio da Psicologia Histórico-Cultural, compreendemos as crianças como sujeitos ativos, constituídos nas relações sociais, transformando e sendo transformados no diálogo, na participação e na presença das múltiplas vozes constituintes do humano. A Etnografia em Educação é compreendida como uma lógica de investigação, uma epistemologia que envolve reconhecimento do outro, para subsidiar a compreensão dos modos de vida do grupo social pesquisado. Todo o material empírico foi construído por meio da observação participante, registros com recursos de vídeogravação, fotografias, anotações no diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as docentes. Selecionamos Yara, integrante do grupo pesquisado, como um caso expressivo, de acordo com as seguintes considerações: (i) apresentar comportamento social relacionado às dinâmicas interativas; (ii) frequentemente afastar-se e aproximar-se de seus pares para manipular algum brinquedo ou outro artefato cultural e, por fim, (iii) nomear suas parcerias de brincadeira dizendo quem era seu amigo e quem não era. As seguintes questões emergiram dos estudos teóricos e no mapeamento dos eventos interativos: quais os sentidos produzidos por Yara na construção de seus relacionamentos? Quais os padrões culturais que constituem os vínculos entre as crianças e entre essas e os adultos? Quais as formas utilizadas por Yara para se relacionar com seus pares e adultos? Em quais circunstâncias Yara se afasta e permanece sozinha explorando um brinquedo ou outro artefato cultural? Por que Yara e seus pares mencionam o termo amigo? Para quem? Quem participa das práticas sociais? Em quais situações? Por meio da análise microgenética dos eventos interativos, evidenciamos que (i) Yara constitui os vínculos com seus pares e adultos por meio das expressões faciais, dos gestos e suas ações sociais são constituídas por emoções, afetos e ideias; (ii) as disputas e os conflitos fazem parte do processo de constituição dos vínculos e (iii) o brincar torna-se uma atividade significativa para que as crianças desenvolvam vínculos com os outros (crianças e adultos). Identificamos que o par dialético [inclusão/exclusão] é a unidade de análise dos vínculos sociais e afetivos, a menção ao termo amigo está atrelada a ter uma parceria de brincadeira e enfatizamos que a relação social constituída com os outros impulsionou o desenvolvimento cultural de Yara e seus pares. Sendo assim, defendemos a tese de que a constituição dos vínculos implica o compartilhamento de ações sociais, formas de comunicação e o imbricamento de padrões culturais entre os parceiros e pode possibilitar a construção de um laço de amizade.
Abstract: This thesis, developed in the “Childhood and Schooling” Research Program at the Federal University of Minas Gerais, aims to understand the process of constituting the social and affective bonds of a very young child over three years (2017 – 2019) in a Municipal School of Early Childhood Education (EMEI Tupi) in Belo Horizonte. We base our theoretical and methodological conceptions on principles of Historical-Cultural Psychology and Ethnography in Education. Through Historical-Cultural Psychology, we understand children as active subjects, constituted in social relations, transforming and being transformed in dialogue, participation and the presence of the multiple constituent voices of the human being. Ethnography in Education is understood as a research logic, an epistemology that involves recognition of the other, to subsidize the understanding of the ways of life of the researched social group. All the empirical material was constructed through participant observation, recordings using video recording, photographs, notes in the field diary and semi-structured interviews with the teachers. We selected Yara, a member of the researched group, as an expressive case, according to the following considerations: (i) to present social behavior related to interactive dynamics; (ii) frequently moving closer and closer to their peers to manipulate some toy or other cultural artifact and, finally, (iii) naming their playmates saying who was their friend and who was not. The following questions emerged from theoretical studies and from the mapping of interactive events: what are the meanings produced by Yara in the construction of her relationships? What are the cultural patterns that form the bonds between children and between them and adults? What are the ways used by Yara to relate to her peers and adults? Under what circumstances does Yara move away and remain alone exploring a toy or other cultural artifact? Why do Yara and her peers mention the term friend? For whom? Who participates in social practices? In which situations? Through the microgenetic analysis of the interactive events, we evidenced that (i) Yara forms the bonds with her peers and adults through facial expressions, gestures and her social actions are constituted by emotions, affections and ideas; (ii) disputes and conflicts are part of the bonding process and (iii) playing becomes a significant activity for children to develop bonds with others (children and adults). We identified that the dialectical pair [inclusion/exclusion] is the unit of analysis of social and affective bonds, the mention of the term friend is linked to having a playful partnership and we emphasize that the social relationship formed with others boosted cultural development by Yara and her peers. Therefore, we defend the thesis that the formation of bonds implies the sharing of social actions, forms of communication and the imbrication of cultural standards between partners and can enable the construction of a bond of friendship.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55977
Issue Date: 27-Feb-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE VIVIANE TOLENTINO DA SILVA.pdfO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOS VÍNCULOS SOCIAIS E AFETIVOS DE YARA AO LONGO DE TRÊS ANOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE5.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.