Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55978
Type: Dissertação
Title: Marketing digital da principal empresa de aplicativo de entrega de alimentos no Brasil de 2011 a 2022
Authors: Paloma Aparecida Anastacio Barros
First Advisor: Paula Martins Horta
First Referee: Bruna Vieira de Lima Costa
Second Referee: Camila Aparecida Borges
Abstract: Introdução: O uso dos aplicativos de entrega de alimentos (meal delivery apps - MDAs) está em expansão no Brasil e no mundo. Esses MDAs utilizam técnicas de marketing com alto poder de persuasão para divulgar os seus serviços e atrair clientes. Um dos espaços utilizados pelas empresas de MDAs para publicidade são as plataformas de mídias sociais Facebook (FB) e Instagram (IG), que permitem acessar e interagir diretamente com um número elevado de indivíduos e influenciar nas preferências e no consumo alimentar. Objetivo: Analisar a tendência do marketing digital da principal empresa de MDA no Brasil no FB e IG de 2011 a 2022. Métodos: Todas as postagens publicadas pela empresa no FB (n=3.153) e IG (n=1.838) entre 2011 e 2022 foram elegíveis. Destas, foram coletadas todas as interações recebidas por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Selecionou-se uma amostra aleatória de 10% das postagens (325 do FB e 187 do IG) para coleta de variáveis relacionadas ao tipo de alimento anunciado e os recursos de mídia e conectividade presentes nas postagens. Além disso, identificou-se os principais temas publicitários, realizando análise de conteúdo das postagens. Diferenças na frequência das variáveis nas duas plataformas foram testadas pelo qui-quadrado ao nível de significância de 5%. Resultados: Em todo o período, o FB acumulou 4.246.167 curtidas, 302.184 comentários e 149.951 compartilhamentos e o IG 5.534.916 curtidas e 378.659 comentários. Cerca de 70% das postagens continham imagens de alimentos, principalmente de lanches não saudáveis (60,1% FB vs. 67,7% IG, p=0,156) e de pratos de refeição (43,9% FB vs. 33,1% IG; p=0,046). Das postagens do FB, 74,7% foram de fotos e imagens e 19,1% de vídeos, GIF’s ou boomerang. No IG, esses percentuais foram de 52,4% e 47,6% IG, respectivamente, p<0,001. No FB predominou o uso de links, (71,4% vs. 2,6% IG; p<0,001), enquanto no IG, os recursos de mídia e conectividade foram mais frequentes (p<0,001): elementos da marca (89,3% vs. 75,4% FB), hashtags (79,1% vs. 28,0% FB), conversas (61,5% vs. 20,9% FB), emoticons (59,9% vs. 27,7% FB), interação com usuários (48,1% vs. 18,8% FB) e marcação de empresa de alimentos (16,6% vs. 4,9% FB). Identificou-se 12 temas publicitários, principalmente ‘características institucionais da marca’ (69,2% FB vs. 75,9% IG; p=0,105) e ‘estímulo sensorial’ (54,7% FB vs. 54,0% IG; p=0,868). Comparando-se as mídias, nas postagens do IG houve maior presença (p<0,05) dos temas ‘entretenimento e interação social’ (41,7% vs. 27,4% FB); ‘estímulo ao consumo em situações e contextos específicos’ (36,4% vs. 26,5% FB), ‘diferenciais do aplicativo’ (38,5% vs. 19,7% FB), ‘endosso de figuras públicas’ (35,3% vs. 12,0% FB) e ‘responsabilidade social e corporativa’ (6,4% vs. 1,8% FB); enquanto o tema ‘comunicação e notícias’ prevaleceu no FB (8,3% vs. 3,7% IG). A análise longitudinal demonstrou que a empresa promoveu de forma predominante alimentos não saudáveis e usou recursos de mídia e conectividade e temas publicitários de forma particular ao longo do tempo. Conclusão: Com exceção aos pratos de refeições, nota-se que a empresa divulga predominantemente alimentos não saudáveis nas suas postagens. Foram usados recursos de mídia e conectividade e abordagens temáticas de alto poder de persuasão, com diferenças entre as mídias sociais e ao longo do período analisado.
Abstract: Introduction: The use of meal delivery apps (MDAs) is expanding in Brazil and worldwide. These MDAs use highly persuasive marketing techniques to publicize their services and attract clients. One of the spaces used by MDA companies for advertising is the social media platforms Facebook (FB) and Instagram (IG), which allow accessing and interacting directly with a large number of individuals and influencing preferences and food consumption. Objective: To analyze the digital marketing tendency of the main MDA company in Brazil on FB and IG from 2011 to 2022. Methods: All posts published by the company on FB (n=3,153) and IG (n=1,838) between 2011 and 2022 were eligible. From these, all interactions received through likes, comments and shares were collected. A random sample of 10% of the posts (325 from FB and 187 from IG) was selected to collect variables related to the type of food advertised and the media and connectivity resources present in the posts. In addition, the main advertising themes were described, performing content analysis of the posts. Differences in the frequency of variables on the two platforms were tested by chi-square at a 5% significance level. Results: In the entire period, FB accumulated 4,246,167 likes, 302,184 comments and 149,951 shares and IG 5,534,916 likes and 378,659 comments. About 70% of the posts contained images of food, mainly unhealthy snacks (60.1% FB vs. 67.7% GI, p=0.156) and traditional meal dishes (43.9% FB vs. 33.1 % IG; p=0.046). Of the FB posts, 74.7% were photos and images and 19.1% videos, GIFs or boomerang. In IG, these percentages were 52.4% and 47.6% IG, respectively, p<0.001. In FB, the use of links predominated (71.4% vs. 2.6% IG; p<0.001), while in IG, media and connectivity resources were more frequent (p<0.001): brand elements (89 .3% vs. 75.4% FB), hashtags (79.1% vs. 28.0% FB), conversations (61.5% vs. 20.9% FB), emoticons (59.9% vs. 27.7% FB), interaction with users (48.1% vs. 18.8% FB) and food company tagging (16.6% vs. 4.9% FB). Twelve advertising themes were identified, mainly 'brand institutional characteristics' (69.2% FB vs. 75.9% IG; p=0.105) and 'sensory stimulus' (54.7% FB vs. 54.0% IG; p=0.868). Comparing the two media, in the IG posts there was a greater presence (p<0.05) of the themes 'entertainment and social interaction' (41.7% vs. 27.4% FB); 'stimulus to consumption in specific situations and contexts' (36.4% vs. 26.5% FB), 'apps differentials' (38.5% vs. 19.7% FB), 'endorsement of public figures' (35.3% vs. 12.0% FB) and 'social and corporate responsibility' (6.4% vs. 1.8% FB); while the theme 'communication and news' prevailed on FB (8.3% vs. 3.7% IG). The longitudinal analysis showed that the company predominantly promoted unhealthy foods and used media and connectivity resources and advertising themes in a particular way over time. Conclusion: With the exception of traditional meal dishes, it is noted that the company predominantly discloses unhealthy foods in its posts. Media and connectivity resources and highly persuasive thematic approaches were used, with differences between social media and over the analyzed period.
Subject: Mídias Sociais
Marketing
Alimentos Industrializados
Alimento Processado
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55978
Issue Date: 17-May-2023
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