Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55983
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A infrequência nas aulas de grupo de apoio: razões apontadas pelos jovens |
Authors: | Lourdes Maria da Conceição Miranda |
First Advisor: | Maria Zenaide Alves |
First Referee: | Renata Silva Bergo |
Second Referee: | Shirlei Rezende Sales |
Abstract: | A infrequência no Grupo de Apoio dos alunos estudantes do PAV é uma situação problema identificada na realidade da Escola Municipal “João Narciso”, que interfere significadamente em seu cotidiano escolar. Partindo desta constatação, buscou-se então identificar e compreender os motivos que levam esses jovens estudantes a não frequentarem o GA, projeto organizado pela escola para minimizar suas dificuldades de aprendizagem, em horário contra turno às aulas regulares. Para tanto, se fez necessário identificar os motivos da infrequencia no GA a partir da perspectiva do jovem estudante. Para fins desse trabalho, observou-se que o maior índice de infrequencia no GA concentra-se na turma do PAV. Percebeu-se então, a necessidade de conhecer um pouco mais sobre esses estudantes. Aplicou-se com esse fim um questionário sócio cultural que juntamente com os dados do SGE (Sistema de Gestão Escolar), confirmou-se a necessidade de intervenção prática que possibilitasse a identificação e compreensão das possíveis razões que levam para esse fato. Desenvolveu-se então, uma roda de conversa baseada na reflexão e discussão a cerca do tema infrequencia nas aulas de GA, tendo como produção final uma filmagem. Com essa prática pedagógica, a partir da perspectiva dos estudantes, o que mais desmotiva os alunos a frequentarem as aulas do GA são as práticas educacionais que não atendem as necessidades dos jovens estudantes, o retorno à escola em horário diferenciado as aulas regulares e a necessidade de trabalharem no mesmo horário que as aulas do Grupo de Apoio é oferecida pela escola. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55983 |
Issue Date: | 28-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACPP Lourdes_10_07.pdf | 268.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License