Produção de conhecimento científico no ensino superior: contribuições da Ciência da Informação e recursos educacionais
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Tese de doutorado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Alzira Karla Araújo da Silva
Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Elisângela Cristina Aganette
José Antônio de Sousa Neto
Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Elisângela Cristina Aganette
José Antônio de Sousa Neto
Resumo
O mundo contemporâneo digital e a era da informação refletem no perfil do aluno e sua relação com as IES e com professores. O papel de formar futuros profissionais tem resultado em baixo aproveitamento de aprendizagem e estudos com pouca qualidade acadêmica e aderência ao mercado. Visando à redução da dificuldade de construção de conhecimento científico identificada na literatura, esta tese propõe um artefato que possa contribuir para este desafio. Optou-se por utilizar a Design Science Research em virtude de ser uma metodologia prescritiva, construindo soluções satisfatórias para a resolução de problemas reais, com rigor e relevância. Além de uma análise documental da legislação, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura utilizando as bases Scopus, Brapci, ERIC e Dimensions, considerando o período de 2017 a 2021. Foram recuperadas inicialmente 583 publicações, às quais foram aplicados critérios de inclusão e exclusão e, após análise, restaram 68 estudos. A fundamentação teórica para a construção do artefato considerou a “Ciência da Informação e a construção do conhecimento científico”, a “Educação de nível superior” e os “Recursos educacionais e tecnológicos”. O artefato desenvolvido é uma disciplina em formato EaD, construída e realizada como estágio docente da autora, ofertada aos alunos de graduação em Biblioteconomia da UFMG, intitulada “Ferramentas para produtividade em pesquisa e projetos”. Foram adotadas metodologias ativas e recursos tecnológicos como softwares estatísticos, detectores de plágio, gerenciadores de referências bibliográficas (MSOffice® o Google forms®, os softwares StArt, R, Power BI®, Zotero e CopySpider) que auxiliassem na qualidade da produção e na integridade científica. Para identificar os possíveis avanços em relação ao letramento científico foi aplicado um questionário, antes e após a disciplina. Os resultados apontam que houve redução das dificuldades em todos os aspectos ao final da disciplina, indicando a efetividade do artefato proposto. Pode-se inferir que foi bem-sucedida a contribuição dos recursos tecnológicos, tornando-se importantes aliados – mas a tecnologia por si só não resolve o problema. As conclusões são de que ocorreu melhor aproveitamento de apendizagem a partir do uso de metodologias ativas conjugadas com diversas atividades práticas que ajudam o aluno a compreender o conteúdo, acompanhados por meio de mentorias e feedback. O artefato possibilitou a mudança de percepção dos alunos em relação à dificuldade que tinham para a produção científica, aproximando-os de forma mais adequada e saudável rumo à construção de um conhecimento consistente e da sua aplicação no mercado, permitindo aos estudantes tomarem decisões e resolverem problemas futuros embasados na ciência. Portanto, os resultados dessa pesquisa são satisfatórios e atenderam ao objetivo proposto, demonstrando contribuições da CI para a melhoria da produção científica na graduação. Acredita-se que as atividades de pesquisa podem fazer parte das rotinas acadêmicas de forma menos estressante, mais integradas à extensão e ao ensino. Sugere-se a antecipação de atividades de produção científica desde o início dos cursos de graduação, valorizando a relevância e o rigor dos estudos científicos e a aplicação do artefato em outros contextos.
Abstract
The contemporary digital world and the information age reflect on the student's profile
and their relationship with Universities and professors. The role of training future
professionals resulted in low learning achievement and studies with little quality and
adherence to the market. Aiming to reduce the difficulty of building scientific knowledge
identified in the literature, this thesis proposes an artifact that can contribute to this
challenge. We chose to use Design Science Research because it is a prescriptive
methodology, building satisfactory solutions to solve real problems, with rigor and
relevance. In addition to a documentary analysis of the legislation, a Systematic
Literature Review was conducted using the Scopus, Brapci, ERIC, and Dimensions
databases, considering the period from 2017 to 2021. Initially, 583 publications were
retrieved, to which inclusion and exclusion criteria were applied and, after analysis, 68
studies remained. The theoretical foundation for the construction of the artifact
considered "Information Science and the construction of scientific knowledge", "Higher
education" and "Educational and technological resources". The developed artifact is a
course in EaD format, built and held as a teaching internship of the author, offered to
undergraduate students in Librarianship at UFMG, entitled "Tools for productivity in
research and projects". Active methodologies and technological resources were
adopted, such as statistical software, plagiarism detectors, bibliographic reference
managers (MSOffice®, Google forms®, StArt, R, Power BI®, Zotero and CopySpider
software) to assist in the quality of scientific production and integrity. To identify
possible advances in scientific literacy, a questionnaire was applied before and after
the course. The results show that there was a reduction of difficulties in all aspects at
the end of the course, indicating the effectiveness of the proposed artifact. It can be
inferred that the technological resources were successful, becoming important allies -
but technology alone does not solve the problem. The conclusions are that there was
a better use of learning through the use of active methodologies combined with several
practical activities that help the student understand the content, accompanied by
mentoring. The artifact enabled a change in the students' perception regarding the
difficulty they had in scientific production, bringing them closer in a more adequate and
healthy way to the construction of a consistent knowledge and its application in the
market, allowing students to make decisions and solve future problems based on
science. Therefore, the results of this research are satisfactory and met the proposed
objective, demonstrating contributions of IC to the improvement of undergraduate
scientific production. It is believed that research activities can be part of the academic
routines in a less stressful way, more integrated with extension and teaching. We
suggest the anticipation of scientific production activities from the beginning of
undergraduate courses, valuing the relevance and rigor of scientific studies and the
application of the validated artifact in other contexts.
Assunto
Ciência da informação, Ensino superior - efeito de inovações tecnológicas, Pesquisa, Comunicação na ciência, Conhecimento científico - produção
Palavras-chave
letramento científico, recursos educacionais, ensino-aprendizagem, Design Science Research, pesquisa, ensino e extensão