Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56001
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Construção de um modelo de maturidade no mercado de cafés sustentáveis
Título(s) alternativo(s): Construction of a maturity model in the sustainable coffee market
Autor(es): Geraldo Magela Jardim Barra
Marcelo Bronzo Ladeira
Resumen: Este artigo tem como objetivo a construção de um modelo de maturidade para processos certificadosno mercado de cafés sustentáveis. A hipótese deste trabalho é a de que o nível de maturidade dos processos certificados está,positiva e fortemente,associado ao desempenho dessas organizações. Essa hipótese está relacionada ao campo de estudos de modelos de maturidade de processos.O modelo de maturidade foi construído sob a ótica da produção sustentável, tendo como base o código de conduta UTZ Certified.Após a sua elaboração, o modelo de maturidade foi validado por especialistas por meio do método do grupo focal.Em seguida, o questionário do modelo de maturidade foi aplicado por meio de um survey aos cafeicultores brasileiros que foram certificados pela UTZ. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os cafeicultores que obtiveram o maior nível de maturidade de processos tendem a apresentar um melhor desempenhofinanceiro e mercadológico. Além disso, os resultados da pesquisa indicam queos cafeicultores com os maiores tempos de certificação apresentaram os maiores níveis de maturidade. Acredita-se que o modelo de maturidade proposto é uma ferramenta importante para gestão de processos no mercado de cafés sustentáveis, poispermitirá avaliar,em pesquisas futuras, a maturidade dos processos dos cafeicultores certificados.
Abstract: This article aims to build a maturity model for certified processes in the sustainable coffee markets. The hypothesis of this research, related to process maturity models field,is that the level of maturity of the certified processes is positively and strongly associated to the performance of theorganizations. The maturity model was built from the point of view of sustainable production based on the UTZ Certified Code of Conduct. The maturity model was validated by specialists through the focal group method. Then, the questionnaire of the maturity model wasapplied through a survey to Brazilian coffee growers who were certified by UTZ. The results showed that coffee growers who obtained the highest level of process maturity tend to present strongerfinancial and marketing performance. In addition, the results indicate that coffee growers with the highest certification times presented the highest levels of maturity. We believethat the proposed maturity model is an important tool for the management of processes in the sustainable coffee market, as it mayallowevaluating the maturity of certified coffee growers’processes.
Asunto: Desenvolvimento sustentável
Café
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v12i1.1306
URI: http://hdl.handle.net/1843/56001
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://rgsa.emnuvens.com.br/rgsa/article/view/1306/pdf
metadata.dc.relation.ispartof: RGSA –Revistade Gestão Social e Ambiental
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE MATURIDADE NO MERCADO DE CAFÉS SUSTENTÁVEIS.pdf4.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.