Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56018
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriane Aparecida Vidal Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890139156631559pt_BR
dc.contributor.referee1Mariana Martins Villaçapt_BR
dc.contributor.referee2Kátia Gerarb Baggiopt_BR
dc.creatorNatália Iglésias da Silva Scheidpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4956309990670643pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T16:15:22Z-
dc.date.available2023-07-10T16:15:22Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56018-
dc.description.abstractThis thesis strives to investigate the representations that were created and disseminated by Cuban cinema about Cuban women on the 1970s and 1980s. We seek to understand which was cinema's role on defining and stablishing a new social and political place for the Cuban women. And also how the Revolution itself was represented on these screens. For such, we analyze four Cuban films produced by the ICAIC: Retrato de Teresa (1979), by director Pastor Vega, No hay sábado sin sol (1979), by Manuel Herrera, Hasta cierto punto (1983), by Tomas Gutiérrez Alea and Los pájaros tirándole a la escopeta (1984), by Rolando Díaz.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar as representações criadas e difundidas a respeito da mulher cubana pelo cinema nas décadas de 1970 e de 1980. Buscamos compreender o papel desempenhado pelo cinema na definição e na implantação do novo lugar social e político a ser ocupado pelas cubanas. Abordamos, também, como a Revolução foi retratada nas telas do período. Para responder aos nossos questionamentos, partimos da análise de quatro filmes produzidos pelo Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC). Os filmes com os quais trabalhamos são: Retrato de Teresa (1979), do diretor Pastor Vega, No hay sábado sin sol (1979), de Manuel Herrera, Hasta cierto punto (1983), de Tomas Gutiérrez Alea, e Los pájaros tirándole a la escopeta (1984), de Rolando Díaz.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCubapt_BR
dc.subjectRevoluçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subject.otherHistória - Tesespt_BR
dc.subject.otherCinema - Tesespt_BR
dc.subject.otherFeminismo - Tesespt_BR
dc.subject.otherCuba - História - Revolução, 1959- Tesespt_BR
dc.titleAs representações da Revolução e do feminino no cinema cubano : Retrato de Teresa (1979), No hay sábado sin sol (1979), Hasta cierto punto (1983) e Los pájaros tirándole a la escopeta (1984)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Natália. Revisão final 2023.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons