Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56019
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Marcela Ardila Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830618245719454pt_BR
dc.contributor.referee1Raquel Oliveira Santos Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee2Sibelle Cornelio Diniz da Costapt_BR
dc.contributor.referee3Natalia Villamizar Duartept_BR
dc.creatorBruna Barradas Cordeiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2101095585575533pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T16:21:43Z-
dc.date.available2023-07-10T16:21:43Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56019-
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the street commerce in the mobility spaces of BRT Move in Belo Horizonte and its Metropolitan Region, through the investigation of the daily practices of hawkers and their customers. For this, mobility is understood as movement socially produced and articulated, which involves meaningful practices and spaces for individuals who configure them on the move. Based on this understanding, one seeks to understand the daily practices of street vendors, who are those who maintain mobile services for mobile customers, creating an economy of mobility services. Through the triangulation of research techniques, which involved an analysis of secondary data from the National Household Sample Survey (PNAD), participant observation and in-depth interviews with hawkers from BRT MOVE in Belo Horizonte and its Metropolitan Region, one concludes that the hawking phenomenon, especially when it occurs in mobility spaces, cannot be understood without a relational approach, which takes into account the connections established with humans and nonhumans in the daily dynamics of work and movement. In addition, mobility shows itself as a key concept for understanding the relationship between street vendors and informality, crossing the narratives about learning the profession and transmitting daily organizational dynamics for negotiating sales spaces. Finally, BRT maintains some dynamics of distribution of sales circuits (pistas) that already existed on the streets, while transform others, in an intense negotiation process regarding the distribution of resources, which operates through social norms, in order to guarantee the maintenance of justice for these vendors.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca compreender o comércio ambulante nos espaços de mobilidade do BRT (Bus Rapid Transit) Move de Belo Horizonte e Região Metropolitana, através da investigação das práticas cotidianas dos sujeitos ambulantes e de suas clientelas nesses espaços. Para isso, a mobilidade é entendida enquanto movimento socialmente produzido e articulado, que envolve práticas e espaços dotados de significados pelos indivíduos que os constroem em movimento). A partir desta compreensão, buscou-se o entendimento das práticas diárias dos vendedores ambulantes, que são aqueles que oferecem serviços móveis para uma clientela também móvel, criando uma economia de serviços de mobilidade. Através da triangulação de técnicas de pesquisa, que envolveu a análise dos dados secundários da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), observação participante e entrevistas em profundidade com os vendedores ambulantes do BRT MOVE, conclui-se que o fenômeno ambulante, principalmente quando ocorre nos espaços de mobilidade, não pode ser compreendido sem uma abordagem relacional, que leve em consideração os vínculos estabelecidos com humanos e não-humanos nas dinâmicas cotidianas de trabalho e movimento. Além disso, a mobilidade apresentou-se como conceito chave para compreensão da relação entre os ambulantes e a informalidade, atravessando as narrativas sobre o aprendizado da profissão e perpassando as dinâmicas organizacionais cotidianas de negociação dos espaços de venda. Por fim, o BRT manteve algumas dinâmicas de negociação dos circuitos de venda (pistas) que já existiam nas ruas, ao mesmo tempo em que transformou outras, em um processo de intensa negociação em relação à distribuição dos recursos, que operam através de normas sociais, a fim de garantir a manutenção da justiça para esses vendedores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSociologia Urbanapt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectTransporte Públicopt_BR
dc.subjectInformalidadept_BR
dc.subjectComércio Popularpt_BR
dc.subjectComércio Informalpt_BR
dc.subjectComércio de Ruapt_BR
dc.subjectVendedores Ambulantespt_BR
dc.subject.otherSociologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherTransporte urbano - Tesespt_BR
dc.subject.otherVendedores ambulantes - Tesespt_BR
dc.titleSubir e descer "batendo" : uma análise das práticas dos vendedores ambulantes nos espaços de mobilidade no BRT Move de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0626-4413pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CORDEIROBruna_Dissertação_Final_Repositório_09_07_2023.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons