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http://hdl.handle.net/1843/56019
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ana Marcela Ardila Pinto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3830618245719454 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Raquel Oliveira Santos Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sibelle Cornelio Diniz da Costa | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Natalia Villamizar Duarte | pt_BR |
dc.creator | Bruna Barradas Cordeiro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2101095585575533 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T16:21:43Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T16:21:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56019 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to understand the street commerce in the mobility spaces of BRT Move in Belo Horizonte and its Metropolitan Region, through the investigation of the daily practices of hawkers and their customers. For this, mobility is understood as movement socially produced and articulated, which involves meaningful practices and spaces for individuals who configure them on the move. Based on this understanding, one seeks to understand the daily practices of street vendors, who are those who maintain mobile services for mobile customers, creating an economy of mobility services. Through the triangulation of research techniques, which involved an analysis of secondary data from the National Household Sample Survey (PNAD), participant observation and in-depth interviews with hawkers from BRT MOVE in Belo Horizonte and its Metropolitan Region, one concludes that the hawking phenomenon, especially when it occurs in mobility spaces, cannot be understood without a relational approach, which takes into account the connections established with humans and nonhumans in the daily dynamics of work and movement. In addition, mobility shows itself as a key concept for understanding the relationship between street vendors and informality, crossing the narratives about learning the profession and transmitting daily organizational dynamics for negotiating sales spaces. Finally, BRT maintains some dynamics of distribution of sales circuits (pistas) that already existed on the streets, while transform others, in an intense negotiation process regarding the distribution of resources, which operates through social norms, in order to guarantee the maintenance of justice for these vendors. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação busca compreender o comércio ambulante nos espaços de mobilidade do BRT (Bus Rapid Transit) Move de Belo Horizonte e Região Metropolitana, através da investigação das práticas cotidianas dos sujeitos ambulantes e de suas clientelas nesses espaços. Para isso, a mobilidade é entendida enquanto movimento socialmente produzido e articulado, que envolve práticas e espaços dotados de significados pelos indivíduos que os constroem em movimento). A partir desta compreensão, buscou-se o entendimento das práticas diárias dos vendedores ambulantes, que são aqueles que oferecem serviços móveis para uma clientela também móvel, criando uma economia de serviços de mobilidade. Através da triangulação de técnicas de pesquisa, que envolveu a análise dos dados secundários da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), observação participante e entrevistas em profundidade com os vendedores ambulantes do BRT MOVE, conclui-se que o fenômeno ambulante, principalmente quando ocorre nos espaços de mobilidade, não pode ser compreendido sem uma abordagem relacional, que leve em consideração os vínculos estabelecidos com humanos e não-humanos nas dinâmicas cotidianas de trabalho e movimento. Além disso, a mobilidade apresentou-se como conceito chave para compreensão da relação entre os ambulantes e a informalidade, atravessando as narrativas sobre o aprendizado da profissão e perpassando as dinâmicas organizacionais cotidianas de negociação dos espaços de venda. Por fim, o BRT manteve algumas dinâmicas de negociação dos circuitos de venda (pistas) que já existiam nas ruas, ao mesmo tempo em que transformou outras, em um processo de intensa negociação em relação à distribuição dos recursos, que operam através de normas sociais, a fim de garantir a manutenção da justiça para esses vendedores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Sociologia Urbana | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte Público | pt_BR |
dc.subject | Informalidade | pt_BR |
dc.subject | Comércio Popular | pt_BR |
dc.subject | Comércio Informal | pt_BR |
dc.subject | Comércio de Rua | pt_BR |
dc.subject | Vendedores Ambulantes | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte urbano - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Vendedores ambulantes - Teses | pt_BR |
dc.title | Subir e descer "batendo" : uma análise das práticas dos vendedores ambulantes nos espaços de mobilidade no BRT Move de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0626-4413 | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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