Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/56044
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014 |
Título(s) alternativo(s): | Survey and analysis of the science, technology and society approach in ENEM biology issues from 2009 to 2014 |
Autor(es): | Raquel Viana Raad Santer Alvares de Matos Francisco Ângelo Coutinho |
Resumen: | Em 2009 surge o novo ENEM que se constitui hoje como uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e é entendido como uma regulador da qualidade da educação básica. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezando, entre outras coisas, pela interdisciplinaridade, contextualização e situações problemas. Portanto, a concepção teórica do ENEM vai ao encontro com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o que é essencial para formação de um cidadão ativo e participativo. Neste trabalho identificamos, categorizamos e analisamos a abordagem CTS expressas nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014. Seguindo a metodologia de Bardin as questões foram classificadas e analisadas. Concluímos que o ENEM representa um avanço em relação aos tradicionais vestibulares, mas que ainda são necessárias modificações para que as suas questões se aproximem mais de uma abordagem CTS. |
Abstract: | In 2009, the new ENEM emerges and is one of the main evaluations in the Brazilian education scenario and is viewed as a regulator of the quality of basic education. The ENEM's official documents show that this examination is based on the concepts of skills and abilities, emphasizing, among other things, interdisciplinarity, contextualization and problems-situations. Therefore, the theoretical conception of ENEM aggress with a Science-Technology-Society approach (STS), which is essential for the formation of an active and participatory citizen. In this work we identify, categorize and analyze the STS approach expressed in ENEM Biology questions from 2009 to 2014. Following the methodology of Bardin, the questions were classified and analyzed. Although we conclude that the ENEM represents a breakthrough in relation to the traditional exam, additional modifications are still necessary so that its questions get closer to a STS approach. |
Asunto: | Biologia Educação básica Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.3895/rbect.v11n3.5922 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56044 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.