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http://hdl.handle.net/1843/56072
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos |
Autor(es): | Adriana Cristina de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
Primeiro membro da banca : | Carla Valéria Vieira Linhares Maia |
Resumo: | As discussões sobre as relações étnicas e raciais no Brasil vêm conduzindo à criação de ações afirmativas em favor da igualdade e contra qualquer forma de discriminação. No que diz respeito ao preconceito contra o negro, a Lei 10639/03 propõe a inclusão da História da África e da cultura Afrobrasileira nos currículos escolares a fim de que através do conhecimento e valorização da cultura africana, se possa reconhecer a importância do negro para a história do Brasil e, assim, dedicar-lhe o espaço que lhe é de direito na sociedade contemporânea. Compreendendo a importância da educação escolar para a formação do sujeito este estudo propõe uma análise investigativa das atividades propostas por um Grupo de Referência da Secretaria Municipal de Congonhas/MG a cerca dessa temática. A partir dos resultados pode-se inferir a necessidade de estudos direcionados a um aprofundamento teórico e metodológico do assunto. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56072 |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
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