Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56072
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos
Autor(es): Adriana Cristina de Oliveira
Primeiro Orientador: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Primeiro membro da banca : Carla Valéria Vieira Linhares Maia
Resumo: As discussões sobre as relações étnicas e raciais no Brasil vêm conduzindo à criação de ações afirmativas em favor da igualdade e contra qualquer forma de discriminação. No que diz respeito ao preconceito contra o negro, a Lei 10639/03 propõe a inclusão da História da África e da cultura Afrobrasileira nos currículos escolares a fim de que através do conhecimento e valorização da cultura africana, se possa reconhecer a importância do negro para a história do Brasil e, assim, dedicar-lhe o espaço que lhe é de direito na sociedade contemporânea. Compreendendo a importância da educação escolar para a formação do sujeito este estudo propõe uma análise investigativa das atividades propostas por um Grupo de Referência da Secretaria Municipal de Congonhas/MG a cerca dessa temática. A partir dos resultados pode-se inferir a necessidade de estudos direcionados a um aprofundamento teórico e metodológico do assunto.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/56072
Data do documento: 28-Jul-2012
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