Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56077
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Augusto de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038438725381698pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mara Passos Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee1Gilson de Paulo Moreira Ianninipt_BR
dc.contributor.referee2Janaína Weissherimerpt_BR
dc.creatorFlávia Alvarenga de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1711504085932462pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-11T16:57:12Z-
dc.date.available2023-07-11T16:57:12Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56077-
dc.description.abstractfato que a pandemia de COVID-19 impactou a vida das pessoas ao redor do mundo e nos forçou a recriar nossa rotina diária, nos fazendo manter distância de interações sociais. Tal mudança certamente impacta a forma como as pessoas pensam, não apenas conscientemente, mas também em um nível mais profundo onde ocorrem os processos inconscientes do pensamento. Haidt (2006) estabelece uma analogia de que o consciente e o inconsciente seriam como um passageiro e um elefante, respectivamente. Enquanto o elefante corresponderia às emoções, o passageiro seria a parte racional de nossa mente que, por vezes, tenta controlar o elefante. Narrativas de sonhos durante a pandemia de COVID-19 foram coletadas por um grupo de pesquisa brasileiro intitulado “Sonhos Confinados”, inspirado por Beradt (2016), que documentou e analisou sonhos de alemães durante o período do Terceiro Reich. Neste sentido, o grupo de pesquisa buscou rastros do momento conturbado vivido pela sociedade brasileira nas narrativas oníricas dos participantes da pesquisa (ver DUNKER (2021)). Para o presente estudo, as narrativas foram compiladas em um subcorpus contendo apenas sonhos relacionados ao medo, uma vez que esta foi a emoção mais encontrada no corpus analisado. O principal objetivo desta pesquisa é, portanto, de investigar o impacto de um evento traumático – a pandemia de COVID-19 – no inconsciente e as representações semânticas oníricas de medo na sociedade brasileira através do mecanismo de mesclagem. A mescla subentende o alinhamento de dois conceitos - também chamados de espaços mentais - e sua projeção em um espaço de mescla, o qual possibilita a emegência de um novo conceito que extrapola a mera soma dos elementos ali projetados (ver FAUCONNIER e TURNER (2002)). Nossa análise sugere que a Mesclagem Conceitual é um processo mental de base na compreensão e na produção do discurso: a mesclagem não só parece estar no centro da construção do pensamento, ela também possibilita a compreensão do sonho.pt_BR
dc.description.resumoIt is a fact that the COVID-19 pandemic impacted people’s lives worldwide and forced us recreate our daily routines, making us keep distance from normalized face-to-face social interaction. Such a change is bound to impact the way people think, not only consciously, but also on a deeper level where unconscious thought processes reside. Haidt (2006) established an analogy that the conscious and unconscious minds are like a rider and an elephant, respectively. While the elephant corresponds to our emotions, the rider would be the rational part of our minds that, at times, attempts to control the elephant. Dream narratives during the COVID-19 pandemic were collected by a joint research group in Brazil named "Sonhos Confinados”, inspired by Beradt (2016), who documented and analyzed dreams from Germans during the Third Reich. In this sense, the research group searched for indications of these troubled times in the dream narratives of participants (see DUNKER (2021)). For the present study, narratives were compiled in a subcorpus containing exclusively dreams related to fear, which was the most frequent emotion in the corpus. The main purpose of this research is, therefore, to investigate the impact of a traumatizing event, the COVID-19 pandemic, in the unconscious mind and the oneiric semantic representations of fear in Brazilian society through the blending mechanism. Blending implies the alignment of two concepts - or mental spaces - and their projection into a blending space, which affords the emergence of a new concept that goes beyond the mere sum of the projected elements (see FAUCONNIER and TURNER (2002)). Our analysis suggests that Conceptual Blending is a basic mental process in discourse comprehension and production: not only does blending seem to be at the center of thought-building, it also makes possible for the dreamer and the listener to make sense of the dream.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMesclagem Conceitualpt_BR
dc.subjectLinguística de corpuspt_BR
dc.subjectRepresentações Semânticaspt_BR
dc.subjectSonhospt_BR
dc.subject.otherLinguística de corpuspt_BR
dc.subject.otherSemânticapt_BR
dc.subject.otherCOVID-19 (Doença) – Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleFrom the virus to the elephant: an analysis of the blending mechanism in Brazilians’ oneiric semantic representations of fear during the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.title.alternativeDo vírus ao elefante: uma análise do mecanismo de mesclagem nas representações oníricas de medo no Brasil durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6454-2461pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Final.pdf3.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.