Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56102
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dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.contributor.referee1Raquel Lima de Abreu Aokipt_BR
dc.contributor.referee2Graciele Martins Lourençopt_BR
dc.creatorAntony Eduardo Galvãopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T12:48:33Z-
dc.date.available2023-07-12T12:48:33Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56102-
dc.description.abstractThe present dissertation refers to possible fails in the teaching of argumentation and development the capacity to argue. It´s knowledge of the linguists that the argumentation is a social act and is a part of people routine and therefore the students. All individuals use the argumentation during daily situations when they want convince or persuade someone. Because of that the argumentation need to be crafted inside the schools. To know how the argumentation is teaching in a school were chosen a book in portuguese to the collection; Tempo de Aprender, de 8º ano (EJA) (2009). Thus the geral objective of the searching is analise the practices of teaching the argumentation inside schools specially in books for EJA (Education for adults and teenagers). With result of the searching were made possible to observe that: the organization of the units don’t further the student construct a sense about argumentation, such the systematization to study object stay presumed in others activities that’s compose the units.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho em questão se refere a possíveis falhas no ensino da argumentação, bem como no desenvolvimento da capacidade de argumentar. É de conhecimento dos linguistas que a argumentação é um ato social e que faz parte do dia a dia das pessoas e, portanto, dos estudantes. Todos os indivíduos fazem uso da argumentação dentro de situações cotidianas, quando querem persuadir ou convencer alguém. Por isso, a argumentação precisa ser trabalhada no ambiente escolar. Para saber como a argumentação é ensinada em uma escola, foi escolhido um livro de Português da Coleção Tempo de Aprender, de 8º ano para o público de Educação de Jovens e Adultos (EJA) (2009). Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as práticas de ensino de argumentação na escola, especialmente, em livros para EJA. Como resultado da pesquisa, foi possível observar que a organização das unidades não favorece ao aluno a construção de um sentido sobre a argumentação, de modo que a sistematização do objeto de estudo fica subsumido em outras atividades que compõem as unidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsino de argumentação: uma análise em livro didático da EJApt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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