Avaliação da cognição social em pacientes com transtorno bipolar
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Leonardo Cruz de Souza
Janaína Matos Moreira
Janaína Matos Moreira
Resumo
Introdução: Pacientes com transtorno bipolar (TB) tipo I apresentam prejuízos cognitivos. Um domínio cognitivo ainda pouco explorado no TB é a cognição social. Os principais processos da cognição social alterados no TB tipo I são o reconhecimento de emoções e a teoria da mente. Os prejuízos nos domínios de teoria da mente e de reconhecimento de emoções parecem se associar a pior funcionalidade em pacientes com TB. Objetivo: Avaliar a cognição social e outros domínios cognitivos de pacientes com TB tipo I em eutimia em comparação a controles e correlacionar com funcionalidade, variáveis clínicas e características sociodemográficas. Método: Pacientes com TB tipo I em eutimia e controles, pareados por idade, gênero e escolaridade, foram transversalmente avaliados utilizando entrevista clínica estruturada, o Mini Exame do Estado Mental (MMSE), a Bateria Rápida de Avaliação Frontal (FAB), a Escala das Síndromes Positiva e Negativa para Esquizofrenia (PANSS), a Breve Avaliação da Cognição nos Transtornos Afetivos (BAC-A), a versão reduzida da escala para avaliação da cognição social Social Emotional Assessment (Mini SEA) e a Escala Breve de Funcionamento (FAST). Resultados: Pacientes com TB tipo I apresentaram desempenho inferior aos controles na cognição social, tanto no teste de teoria da mente (p= 0,003) quanto no teste de reconhecimento de emoções (p< 0,001). Pacientes com TB tipo I apresentaram ainda desempenho inferior aos controles no MEEM (p= 0,003), na FAB (p= 0,001), na BAC-A (z-escore: -1,05), e na FAST (p < 0,001). Não houve correlação entre cognição social e funcionalidade. Conclusão: O transtorno bipolar tipo I cursa com prejuízo da cognição social, além de prejuízo de funcionalidade. A cognição social parece não se associar à funcionalidade nos pacientes com TB tipo I em eutimia.
Palavras-chave: Transtorno bipolar, cognição social, teoria da mente, reconhecimento de emoções, funcionalidade.
Abstract
Introduction: Patients with type I bipolar disorder present cognitive impairment. One
domain the remains poorly explored is social cognition. The main impaired processes
of social cognition in type I bipolar disorder are emotion recognition and theory of
mind. Impairments in theory of mind and emotion recognition seem to be associated
with worse functionality in bipolar patients. Objective: To evaluate social cognition
and other cognitive domains of patients with type I bipolar disorder in euthymia
compared to healthy controls and correlate with functionality, clinical variables and
sociodemographic characteristics. Method: In a cross-sectional design, patients and
controls were evaluated using the Mini Mental State Examination (MMSE), the
Frontal Assessment Battery (FAB), the Positive and Negative Syndrome Scale for
Schizophrenia (PANSS), the Brief Assessment of Cognition in Affective Disorders
(BAC-A), the short version of the scale for social cognition evaluation Social
Emotional Assessment (Mini SEA) and the Functioning Assessment Short Test
(FAST). Results: Patients performed significantly worse in MMSE (p= 0,003), FAB
(p= 0,001), BAC-A (z-score: -1,05) and Mini-SEA's theory of mind (p= 0,003) and
emotion recognition (p< 0,001) tasks, in addition to worse functionality (p< 0,001).
There was no correlation between social cognition and functionality. Conclusion:
Type I bipolar disorder presents impaired social cognition in addition to functional
impairment. Social cognition does not seem to be related to functionality on type I
bipolar disorder patients in euthymia.
Assunto
Neurociências, Transtorno bipolar, Cognição, Teoria da mente
Palavras-chave
Transtorno bipolar, Cognição social, Teoria da mente, Reconhecimento de emoções, Funcionalidade