Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Grace Schenatto Pereira Moraespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884100217996439pt_BR
dc.contributor.referee1Antônio Jaegerpt_BR
dc.contributor.referee2Lígia Araújo Naves Kushmerickpt_BR
dc.creatorElisa Michelstaedter Brochadopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4186540254340202pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T16:05:51Z-
dc.date.available2023-07-12T16:05:51Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56128-
dc.description.abstractMemory retrieval induces a temporal window of molecular instability. It is believed that during this malleable time a preexisting memory trace can be updated through a process termed reconsolidation. Beyond this notion, in educational environment, students are constantly introduced to new concepts and often need to integrate them to understand complex systems. In this study, we tested the hypothesis that active learning methods induce the reactivation of previous consolidated knowledge and facilitate the acquisition and storage of memories for new related concepts presented within the reconsolidation window. Thirty-seven undergraduate students attended an expository-dialogue theoretical lecture and 48 hours later were assigned to each of two groups: GL (Reading Group) who read a short text and GT (Test Group) who performed a test composed by multiple-choice and fill-in-the-blank questions. Both educational materials were related to lecture content. Then, all participants attended a second class in which a new content was presented. Forty-eight hours later, a memory test (TM) about the new concepts was conducted. Overall, our results detected no difference between GL and GT. However, several of the analyzes conducted revealed an effect of the individuality regarding performance on the TMs. In other words, students with high percentage of correct answers maintained their good performance regardless of the method used to induce retrieval. Despite our study having several limitations, it is imperative that we continue to study memory updating processes in the educational context. It will only be possible to adapt the Brazilian educational system to support learning with evidence, especially those drawn from the complexity of a classroom.pt_BR
dc.description.resumoJanelas temporais de instabilidade molecular podem ocorrer após a evocação de memórias, e é justamente nestes intervalos que se acredita ocorrer o processo de reconsolidação, responsável por atualizar memórias preexistentes. Para além destes conceitos de neurobiologia da memória, no ambiente educacional, estudantes são constantemente apresentados a novos conceitos e precisam, muitas vezes, integrá-los para compreender funções complexas. No presente estudo, testamos a hipótese de que métodos ativos induzem a evocação de memórias pré-existentes, beneficiando o armazenamento de memórias de conteúdos novos, apresentados dentro da janela de reconsolidação. Trinta e sete estudantes de graduação assistiram a uma aula teórica expositiva-dialogada e 48h depois foram distribuídos em dois grupos: GL (Grupo leitura) que fez a leitura de um texto curto e GT (Grupo teste) que realizou um teste com questões de múltipla escolha e de preencher as lacunas. Ambos materiais didáticos foram relacionados ao conteúdo da aula. A seguir, todos assistiram a uma segunda aula no mesmo formato, porém com conteúdo novo. Um Teste de Memória (TM) sobre o segundo conteúdo foi aplicado 48h depois. No geral, nossos resultados não detectaram diferença entre o GL e o GT. Entretanto, em várias das análises realizadas foi evidenciado um efeito da individualidade quanto ao desempenho nos TMs. Em outras palavras, o estudante com bom desempenho manteve sua performance independente do método utilizado para induzir a evocação. Apesar do nosso estudo apresentar várias limitações, é imperativo que continuemos estudando processos de atualização de memórias no contexto educacional. Somente com evidências, especialmente as extraídas na complexidade de uma sala de aula, será possível adaptar o sistema educacional brasileiro de maneira a potencializar o aprendizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAtualização da memóriapt_BR
dc.subjectJanela de reconsolidaçãopt_BR
dc.subjectNeurofisiologiapt_BR
dc.subjectEvocaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherNeurofisiologiapt_BR
dc.subject.otherMemóriapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleEvocação e janela de reconsolidação da memória: aplicações para o ensino de neurofisiologiapt_BR
dc.title.alternativeMemory retrieval and reconsolidation window: methods for teaching neurophysiologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação .pdf3.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons