Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56164
Type: Dissertação
Title: Ressignificação de temas geradores na Educação Física da EJA: das situações-limite aos inéditos viáveis
Authors: Marcelo Luiz de Souza
First Advisor: Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Abstract: Este estudo afirma-se pelo meu compromisso político-pedagógico com a Educação de Jovens e Adultos(EJA) como educação popular para os educandos da classe trabalhadora. Os sujeitos da EJA como sujeitos dessa classe buscam na modalidade uma forma de reparação, equalização e formação permanente. A heterogeneidade dos educandos e das educandas marcam presença nessa modalidade de ensino, sendo uma das características mais perceptíveis sob diferentes pontos de vista. Os educandos/as da EJA atribuem sentidos e significados diferenciados as aprendizagens e práticas. Neste sentido, o processo educativo nesta modalidade de ensino não é meramente uma transmissão de conteúdos passivos e desarticulados da realidade, o educador precisa de uma aproximação com o educando, com uma escuta sensível e sincera, conhecendo sua realidade, compreendendo as situações-limite que os envolve e o contexto, para então, pensar numa proposta pedagógica que leve aos inéditos viáveis. Desde que a Educação Física se tornou obrigatória na EJA, muitas mudanças ocorreram, porém, ainda temos duas lutas a travar: a primeira, aquela da defesa da modalidade como um direito universal, e a segunda, a preocupação da efetivação do componente curricular Educação Física adequado às características do público. Este estudo apresenta uma proposta pedagógica ressignificada, baseada nas minhas experiências com temas geradores, alicerçados em minha historicidade como sujeito-professor-pesquisador. Fundamentado qualitativamente no âmbito da pesquisa-ensino, é sustentado por uma pesquisa bibliográfica a partir da análise de referenciais teóricos para elaborar proposta à luz da contemporaneidade na Educação Física da EJA. Nela, contemplamos os diferentes sujeitos, suas identidades, diferenças, subjetividades, cultura e território. As experiências narradas ao longo deste estudo foram desenvolvidas com a EJA de duas realidades diferentes, e são: Capoeja – tematização da capoeira como prática corporal cultural; Práticas corporais dos povos indígenas: corpo – cultura – inclusão – cidadania; “Bola de meia, bola de gude” – há um passado no meu presente. Com esse estudo, reforço que é a ação transformadora e emancipatória por meio da práxis pedagógica cotidiana de estar no mundo com a possibilidade de — através do diálogo — potencializar práticas democráticas, plurais e adequadas à realidade dos sujeitos da EJA para pensar criticamente o mundo em que vivemos. O que temos pela frente? Sigo as proposições de Nietzsche, que nos orientou a viver o presente com a vontade de potência, criadora e destruidora, mas sempre como um vir a ser (um inédito viável na obra de Paulo Freire), num eterno retorno a si mesmo. Assim é a EJA - EJA é luta, EJA é direito, EJA é o presente!
Abstract: This study is affirmed by my political-pedagogical commitment to Youth and Adult Education (YAE) as popular education for working-class learners. The heterogeneity of the students is one of the most noticeable characteristics in this teaching modality, from different points of view. EJA students attribute differentiated senses and meanings to learning and practices. In this sense, the educational process in this teaching modality is not merely a transmission of passive contents disconnected from reality. The educator needs to get closer to the learner, with a sensitive and sincere listening, getting to know their reality, understanding the limiting situations that involve them and the context, to then think of a pedagogical proposal that leads to viable novelties. Since Physical Education became compulsory in EJA, many changes have occurred, however, we still have two fights to fight: first, the defense of the modality as a universal right, and second, the concern with the effectiveness of the Physical Education curricular component appropriate to the characteristics of the public. This study presents a re-signified pedagogical proposal, based on my experiences with generating themes, grounded on my historicity as a researcher-teacher. It is qualitatively based on the research-teaching field and supported by a bibliographic research from the analysis of theoretical references to elaborate a proposal in the light of contemporaneity in Physical Education for EJA. In it, we contemplate the different subjects, their identities, differences, subjectivities, culture, and territory. The experiences narrated throughout this study were developed with EJA from two different realities, and are: Capoeja - thematization of capoeira as a cultural body practice; Indigenous peoples' body practices: body - culture - inclusion - citizenship; "Bola de meia, bola de gude" - there is a past in my present. With this study, I reinforce that it is the transforming and emancipatory action through the daily pedagogical praxis of being in the world with the possibility of - through dialogue - potentiating democratic, plural, and adequate practices to the reality of the EJA subjects in order to critically think the world we live in. What is ahead of us? I follow Nietzsche's propositions, who oriented us to live the present with the will to power, creative and destructive, but always as a becoming (a feasible unseen in Paulo Freire's work), in an eternal return to itself. This is how EJA is - EJA is struggle, EJA is the right, EJA is the present!
Subject: Educação Física
Educação de jovens e adultos
Descolonização
Educação inclusiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56164
Issue Date: 29-May-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
@Dissertação - Marcelo Luiz de Souza - Mestrado PROEF- Educação Física.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.