Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHerminia Maria Martins Lima Silveirapt_BR
dc.creatorKarlla Andrea Leal Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T21:14:28Z-
dc.date.available2023-07-14T21:14:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage363pt_BR
dc.citation.epage374pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869339pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56312-
dc.description.resumoO projeto transdisciplinar “Letramento Literário em Língua Portuguesa e em Língua Estrangeira: uma proposta de formação de leitor literário para o 2º Ciclo de Formação Humana” realizado com alunos do sexto ano escolar do Centro Pedagógico da UFMG teve como objetivo proporcionar o desenvolvimento de práticas de letramento literário no ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola que assegurassem a vivência de experiências pessoais e coletivas de diferentes modos de leituras literárias. Para tanto, ações desse projeto foram desenvolvidas a partir da leitura das obras: “O cavaleiro dos sonhos: as aventuras e desventuras de Dom Quixote de la Mancha”, de Ana Maria Machado e ilustrações de Candido Portinari (em língua portuguesa), “Don Quijote”, em quadrinhos, produzido pela Consejería de Educación de Andalucía para o ensino fundamental e “Don Quijote de la Mancha”, readaptação grupal difundida pela editora Weeble em creative commons (em língua espanhola). Considera-se aqui que a leitura do texto literário se dá num movimento dialógico e intertextual já que, “por meio da experiência com a literatura obtemos palavras para dizer o mundo e um mundo a ser vivido” (COSSON, 2014). Nessa perspectiva, a interação online por meio da plataforma blogger, num movimento polifônico, polissêmico, de encontros de vozes e de efeitos de sentido, foi ganhando vigor à medida que os estudantes iam tecendo comentários relativos às suas experiências de leitura, às suas sensações e impressões em relação às obras lidas. Nesse contexto, para além da leitura como um ato escolar obrigatório, foi possível constatar o engajamento dos estudantes na realização das diferentes atividades propostas, dentre elas, a leitura das obras selecionadas e a participação ativa enquanto coautores do blog (https://nossosonhodequixote.blogspot.com/). Frente ao exposto, pode-se concluir que este trabalho apresentou-se relevante na medida em que proporcionou aos estudantes um movimento de (re)construção e de transformação das suas relações com o mundo, oportunizando novas representações sobre leitura, sobre texto literário e sobre o papel de autores assumido por eles nos registros de suas vivências durante o projeto.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectFormação de Leitorpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCyberespaçopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesapt_BR
dc.subject.otherLíngua espanholapt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.title¡Nuestro sueño de Quijote!: o blog como diário de leitura em língua espanhola e em língua portuguesapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.cp.ufmg.br/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.