Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDanilo de Melo Costapt_BR
dc.creatorFrancisco Vidal Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T22:17:25Z-
dc.date.available2023-07-14T22:17:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.citation.spage106pt_BR
dc.citation.epage138pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1370pt_BR
dc.identifier.issn2175-2753pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56318-
dc.description.abstractA pesquisa realiza a avaliação das principais políticas públicas de financiamento do ensino superior no Brasil, Canadá e China, entre o período de 2003 a 2012. A pesquisa justifica-se por uma lacuna a ser explorada em relação à proposta de novas políticas públicas, a fim de subsidiar outros sistemas nacionais existentes no mundo globalizado, com base em práticas já realizadas em outros países. Portanto, conceituou-se o financiamento da Educação Superior brasileira, canadense e chinesa. No que se refere aos procedimentos metodológicos, o estudo foi delineado como uma pesquisa exploratória, quantitativa e multicasos, com coleta de dados bibliográficos e documentais. A partir de então, 15 políticas públicas foram analisadas estatisticamente, com base na taxa composta de crescimento anual (CAGR), levando em conta o investimento realizado e o número de alunos atendidos no período, a fim de verificar a eficiência de cada política. Os resultados mostraram uma série de possibilidades para promover o avanço da Educação Superior em todo o mundo, com exemplos de políticas que podem ser replicadas para outras nações e, portanto, auxiliá-las em seu desenvolvimento.pt_BR
dc.description.resumoThe research performs the evaluation of the main public policies for financing of higher education (HE) in Brazil, Canada and China, between the period from 2003 to 2012. The research is justified by a gap to be explored in relation to the proposal of new public policies in order to subsidize other existing national systems in the globalized world, based on practices already carried out in other countries. Therefore, it was conceptualized the Brazilian, Canadian and Chinese HE funding. When it comes to the methodological procedures, the study was designed as an exploratory, quantitative and multi-case research, with bibliographical and documentary data collection. From then on, 15 public policies were analyzed statistically, based on the compound annual growth rate (CAGR), taking into account the investment made and the number of students attended in the period, in order to verify the efficiency of each policy. The results showed a series of possibilities to promote the advancement of HE worldwide, with examples of policies that can be replicated to other nations, and, therefore, assist them in their development.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofMeta: Avaliaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectHigher education financingpt_BR
dc.subjectComparative studypt_BR
dc.subject.otherEducação - Brasilpt_BR
dc.subject.otherEducação - Canadápt_BR
dc.subject.otherEducação - Chinapt_BR
dc.subject.otherEducação - Financiamentopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEfficiency of public policies for financing higher education: a comparative study among Brazil, Canada and Chinapt_BR
dc.title.alternativeEficiência das Políticas Públicas para Financiamento da Educação Superior: um estudo comparativo entre Brasil, Canadá e Chinapt_BR
dc.title.alternativeEficiencia de las Políticas Públicas para Financiación de la Educación Superior: estudio comparativo entre Brasil, Canadá y Chinapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1370pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3001-0352pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4843-0125pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.