Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56320
Type: Artigo de Evento
Title: Empreendedorismo social e valores percebidos: estudo de caso do Projeto Incluir
Other Titles: Social entrepreneurship and perceived values: a case study of the “Include Project”
Authors: Camila Teresa Martucheli
Eliana Marcia Martins Fittipaldi Torga
Francisco Vidal Barbosa
Angelyna Machado Fagundes
Abstract: Esse estudo identificou os valores percebidos pelos stakeholders do projeto social Incluir, por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados com entrevistas com os stakeholders e analisados por análise categorial. A amostra foi intencional e limitou-se a três instituições parceiras, dois voluntários e dois alunos. A responsabilidade social tem sido tema de inúmeras pesquisas e está cada vez mais presente na estratégia das organizações. Além de contribuir com os indivíduos assistidos, o desenvolvimento de projetos sociais também gera valores para as instituições parceiras e os indivíduos envolvidos no trabalho voluntário. Concluiu-se que entre os principais valores percebidos estão fortalecimento do sentido do voluntariado, o estímulo ao networking, a aprendizagem e experiência em trabalhar em equipe, administrar uma atividade com poucos recursos, visão de mundo solidária, divulgação da própria instituição, fortalecimento da imagem institucional solidária. Este estudo deixa em aberto uma futura pesquisa, com novos parceiros, em especial empresas ou instituições com fins lucrativos, que possam vir a contribuir com o Projeto Incluir. Como sugestão, para trabalhos vindouros fica a análise do Projeto Incluir, ou outro empreendimento social, por meio da abordagem effectuation, que busca explicar a criação de empreendimentos na ausência ou limitação de recursos.
Abstract: This study identified the values ​​perceived by the stakeholders of the Include social project, through a case study. Data were collected through interviews with stakeholders and analyzed using categorical analysis. The sample was intentional and limited to three partner institutions, two volunteers and two students. Social responsibility has been the subject of numerous studies and is increasingly present in the strategies of organizations. In addition to contributing to assisted individuals, the development of social projects also generates value for partner institutions and individuals involved in voluntary work. It was concluded that among the main perceived values ​​are strengthening the sense of volunteering, encouraging networking, learning and experience in teamwork, managing an activity with few resources, a solidary worldview, publicizing the institution itself, strengthening the image institutional solidarity. This study leaves open future research, with new partners, especially for-profit companies or institutions, that may contribute to the Include Project. As a suggestion, for future work, there is an analysis of the “Include Project”, or another social enterprise, through the effectuation approach, which seeks to explain the creation of enterprises in the absence or limitation of resources.
Subject: Empreendedorismo social
Responsabilidade social da empresa
Stakeholders
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56320
Issue Date: 6-Nov-2019
metadata.dc.url.externa: http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2019/paper/view/3385
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional de Administração e Contabilidade
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