Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDanilo de Melo Costapt_BR
dc.creatorFrancisco Vidal Barbosapt_BR
dc.creatorQiang Zhapt_BR
dc.creatorRoopa Desai Trilokekarpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T22:46:03Z-
dc.date.available2023-07-14T22:46:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage136pt_BR
dc.citation.epage153pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.2.3pt_BR
dc.identifier.issn1808-2386pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56332-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender as percepções da cobrança de taxas acadêmicas no Canadá e na China e as perspectivas desta prática no Brasil, que é um país em que a sociedade almeja acesso a um ensino superior de qualidade, mas que enfrenta grandes restrições orçamentárias em seu financiamento público. Para entender essas questões, realizou-se um estudo multicaso, exploratório e qualitativo com dirigentes governamentais, especialistas em educação superior e líderes estudantis dos três países. Em conclusão a partir da análise dos dados, e considerando os benefícios relatados pelos participantes canadenses e chineses, sugere-se ao Brasil que realize uma reflexão sobre esse assunto. O estudo demonstra que uma iniciativa desta natureza pode impulsionar as instituições públicas de ensino superior através de uma maior disponibilidade financeira e democratizar o acesso e a permanência, pois se teriam mais recursos para investir e auxiliar estudantes de grupos sub-representados que participam do sistema.pt_BR
dc.description.resumoThis study aims to understand the perceptions of the tuition fees charging in Canada and China and the perspectives of this practice in Brazil, which is a country where society requires access to quality higher education, but which faces large budgetary constraints on its public funding. To understand these questions, a qualitative exploratory multi-case study was carried out with government officials, specialists in higher education, and student leadership from all three countries. In conclusion to this analysis, and considering the benefits provided by the Canadian and Chinese participants, it is suggested for Brazil to perform a reflection on this subject. The study shows that such an initiative can boost public higher education institutions through greater financial availability and democratize access and permanence, as there would be more resources to invest and assist students from underrepresented groups participating in the system.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Business Reviewpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublic financingpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectTuition feespt_BR
dc.subjectExpansionpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Canadápt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Chinapt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino superior e Estadopt_BR
dc.titleHigher education systems and the tuition fees charging: perspectives and perceptions in Brazil, Canada and Chinapt_BR
dc.title.alternativeSistemas de educação superior e a cobrança de taxas acadêmicas: perspectivas e percepções no Brasil, Canadá e Chinapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://bbronline.com.br/index.php/bbr/article/view/514pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3001-0352pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4843-0125pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1366-0967pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9240-4656pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.