Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAugusto César Souza Araujo Dominguespt_BR
dc.creatorLetícia Pereira Pintopt_BR
dc.creatorFabrício Aguiar Silvapt_BR
dc.creatorRosangela Helena Loschipt_BR
dc.creatorAntonio Alfredo Ferreira Loureiropt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T18:51:41Z-
dc.date.available2023-07-17T18:51:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage126pt_BR
dc.citation.epage139pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5753/courb.2021.17109pt_BR
dc.identifier.issn2595-2706pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56439-
dc.description.abstractThe study of vehicular mobility and its impact on the development of cities is an important research topic, contributing to the scenario of Intelligent Transport Systems (ITS). In this work, we introduce a multinomial logit model (MNL) to predict which route a user will take given a set of possible routes between origin and destination points and other contextual information. For this, we define and apply a statistical approach to understand how vehicles behave in an urban setting considering the effects of traffic. The model is applied to two real vehicle mobility tracks and the results show that it is able to capture the influences of existing factors, obtaining better predictions compared to two baselines. The results indicate that the model can be applied to fill in large spatial gaps, such as the generation of synthetic but realistic trajectory data for origin-destination tracks.pt_BR
dc.description.resumoO estudo da mobilidade veicular e o seu impacto no desenvolvimento das cidades é um tópico importante de pesquisa, contribuindo para o cenário dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS). Neste trabalho, introduzimos um modelo logit multinomial (MNL) para predizer qual rota um usuário irá tomar dado um conjunto de rotas possíveis entre pontos de origem e destino e outras informações contextuais. Para isso, definimos e aplicamos uma abordagem estatística para entender como os veículos se comportam em um cenário urbano considerando os efeitos do tráfego. O modelo é aplicado em dois rastros reais de mobilidade veicular e os resultados mostram que ele é capaz de capturar as influências dos fatores existentes, obtendo predições superiores em comparação a dois baselines. Os resultados indicam que o modelo pode ser aplicado para o preenchimento de grandes lacunas espaciais, como por exemplo na geração dedados sintéticos porém realísticos de trajetórias para rastros de origem-destino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulopt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofWorkshop de Computação Urbanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade veicularpt_BR
dc.subjectSistemas de transporte inteligentespt_BR
dc.subjectModelo logit multinomialpt_BR
dc.subjectModelo de prediçãopt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.subject.otherTransporte urbanopt_BR
dc.subject.otherRoteamento (Administração de redes de computadores)pt_BR
dc.titleModelo de predição de escolha de rotas baseado em traces de mobilidade veicularpt_BR
dc.title.alternativeScaling prediction model based on vehicle mobility trailspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://sol.sbc.org.br/index.php/courb/article/view/17109pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0383-525Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0713-0583pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6554-9799pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5250-1785pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelo de predição de escolha de rotas baseado em traces de mobilidade veicular.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.