Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56547
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dc.creatorOrlando Mario Soeiropt_BR
dc.creatorSilvana Nair Leitept_BR
dc.creatorKaren Sarmento Costapt_BR
dc.creatorNoêmia Urruth Leão Tavarespt_BR
dc.creatorJosé Miguel do Nascimento Júniorpt_BR
dc.creatorAugusto Afonso Guerra Juniorpt_BR
dc.creatorEdiná Alves Costapt_BR
dc.creatorFrancisco de Assis Acurciopt_BR
dc.creatorIone Aquemi Guibupt_BR
dc.creatorJuliana Alvares Teodoropt_BR
dc.creatorMargô Gomes de Oliveira Karnikowskipt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T21:49:32Z-
dc.date.available2023-07-17T21:49:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume51pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1spt_BR
dc.citation.epage11spt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/S1518-8787.2017051007145pt_BR
dc.identifier.issn1518-8787pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56547-
dc.description.abstractOBJETIVO: Avaliar a satisfação dos usuários com os serviços de assistência farmacêutica na atenção primária. MÉTODOS: Estudo transversal, exploratório, de natureza avaliativa, com amostra representativa das cinco regiões geopolíticas do Brasil, oriundas da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015. O desfecho foi a satisfação do usuário obtida pelo método de teoria da resposta ao item. Foram testadas associações por meio do teste qui-quadrado de Pearson com variáveis sociodemográficas e de saúde e realizadas análises de regressão logística múltipla. O teste de Hosmer-Lemeshow foi utilizado para verificar a adequação do modelo final. Os resultados da regressão logística foram apresentados por meio de razão de chances. RESULTADOS: O percentual geral de usuários satisfeitos com esses serviços foi de 58,4% (IC95% 54,4–62,3). A dimensão oportunidade/conveniência apresentou menor percentual de satisfação (49,5%; IC95% 46,4–52,6) e o maior percentual foi na dimensão aspectos interpessoais (90,5%; IC95%88,9–91,8), significativamente maior que as demais dimensões. No modelo logístico múltiplo final em relação à satisfação geral, permaneceram associadas as variáveis sexo, faixa etária, limitação por doenças e autopercepção da saúde. CONCLUSÕES: A maior parte dos usuários entrevistados mostrou-se satisfeita com os serviços da assistência farmacêutica dos municípios brasileiros e a satisfação com o atendimento apresentou-se como fator relevante na satisfação geral do usuário.pt_BR
dc.description.resumoOBJECTIVE: To evaluate patient satisfaction with pharmaceutical services in Brazilian primary health care. METHODS: This is a cross-sectional, exploratory, and evaluative study on a representative sample from the five Brazilian geopolitical regions resulting from the Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015 (PNAUM – National Survey on Access, Use and Promotion of Rational Use of Medicines – Services, 2015). The outcome was the patient’s satisfaction, obtained using the item response theory. Associations were tested using Pearson’s Chi-square test with sociodemographic and health variables, and multiple logistic regression analyses were carried out. The Hosmer-Lemeshow test was used to verify the adequacy of the final model. Logistic regression results were presented as odds ratio. RESULTS: The overall percentage of patients satisfied with these services was 58.4% (95%CI 54.4-62.3). The “opportunity/convenience” aspect had the lowest satisfaction percentage (49.5%; 95%CI 46.4-52.6) and “interpersonal aspects,” the highest percentage (90.5%; 95%CI 88.9-91.8), significantly higher than other aspects. Sex, age group, limitations due to disease, and self-perception of health remained associated in the final multiple logistic model regarding general satisfaction. CONCLUSIONS: Most of the interviewed users were satisfied with pharmaceutical services in Brazilian cities, and the satisfaction with the customer’s service was determinant in the patient’s overall satisfaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Saúde Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatient Satisfactionpt_BR
dc.subjectPharmaceutical Servicespt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectHealth Services Researchpt_BR
dc.subjectUnified Health Systempt_BR
dc.subject.otherServiços Farmacêuticospt_BR
dc.subject.otherCuidados Primários de Saúdept_BR
dc.subject.otherSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.titlePatient satisfaction with pharmaceutical services in Brazilian primary health carept_BR
dc.title.alternativeSatisfação de usuários com serviços da assistência farmacêutica na atenção primária no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/139776pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4492-9802pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2218-6024pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6180-7527pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-3956-8037pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5256-0577pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5880-5261pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-4678-7838pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0210-0721pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5662-2058pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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