Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987569172150751pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Elisa Ferreira Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Junot de Oliveira Maiapt_BR
dc.creatorClaudiele Ribeiro Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897828203023633pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T13:35:45Z-
dc.date.available2023-07-18T13:35:45Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56557-
dc.description.abstractThe present study aims to promote empowerment and autonomy of students from the district of São Sebastião do Sacramento, Manhuaçu - MG, through the reading of biographies and autobiographies of inspiring women. Thus, an intervention project was developed, anchored in critical literacies, which aimed to contribute to the identification of young people involved with different possibilities for professional growth. In addition to enabling the students to broaden their horizons and be authors of their own history, thus breaking with the traditionalism present in the region. For this, a research with a qualitative approach was carried out, giving voice and protagonism to the research participants, so that the study generated transformation. In addition, to achieve the research objectives, an analysis of theoretical discourses was carried out that address critical literacies, biographical and autobiographical texts, the experiences of rural women and their (in)visibility and the importance of reading in social change. From this project it was possible to observe the beginning of a path of change, change in actions and thoughts, in the lives of my students. In addition, through the workshops, students improve reading and speaking skills.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por intuito a promoção do empoderamento e autonomia dos alunos e alunas do distrito de São Sebastião do Sacramento, Manhuaçu - MG, por meio da leitura de biografias e autobiografias de mulheres inspiradoras. Desse modo, foi desenvolvido um projeto de intervenção, ancorado em letramentos críticos, que teve por objetivo contribuir para a identificação dos jovens envolvidos com diferentes possibilidades de crescimento profissional. Além de propiciar que as alunas ampliassem seus horizontes e fossem autoras de sua própria história, rompendo assim com o tradicionalismo presente na região. Para isso foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, dando voz e protagonismo aos participantes da pesquisa, de forma que o estudo gerasse transformação. Além disso, para atingir os objetivos da pesquisa, foi feita a análise de discursos teóricos que abordam os letramentos críticos, textos biográficos e autobiográficos, as vivências da mulher do campo e sua (in)visibilidade e a importância da leitura na mudança social. A partir desse projeto foi possível observar o início de um caminho de mudança, mudança em ações e pensamentos, na vida de meus alunos e alunas. Além disso, por meio das oficinas os alunos melhoram habilidades de leitura e oralidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherMulheres do campo – Educaçãopt_BR
dc.titleA leitura de histórias de vidas de mulheres na construção da autonomia de jovens de São Sebastião do Sacramento - Manhuaçu-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons