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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aconselhamento farmacêutico na alta hospitalar: adaptação transcultural de um questionário de satisfação
Título(s) alternativo(s): Pharmaceutical counseling at discharge: cross-cultural adaptation of a satisfaction questionnaire
Entrevista farmacéutica al alta: adaptación transcultural de un cuestionario de satisfacción
Autor(es): Brígida Dias Fernandes
Josefa Cristina Pereira dos Santos
Carolina da Silva Bertholdo
Charles Allan Pedro
Lorena Rocha Ayres
Clarice Chemello
Resumen: A avalição da satisfação de pacientes com serviços de saúde, por meio de instrumentos validados, permite identificar a necessidade de melhorias e conhecer o impacto das intervenções implementadas. O objetivo deste estudo foi realizar a adaptação transcultural para o contexto brasileiro de um questionário de satisfação do paciente com um serviço abrangente de aconselhamento farmacêutico na alta hospitalar. O questionário é composto por nove itens que avaliam a satisfação com o serviço, além do interesse e compreensão do paciente com as orientações recebidas na alta. O processo envolveu a tradução, retrotradução e adaptação dos itens e escalas de resposta. A avaliação das equivalências semântica, conceitual, cultural e idiomática entre o questionário original e adaptado foi realizada por um comitê de especialistas, sendo o grau de concordância entre eles medido pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). A versão final do questionário foi aplicada, por autoadministração, a uma amostra da população-alvo composta por 21 indivíduos, no momento da alta hospitalar. Embora o instrumento adaptado tenha apresentado equivalência satisfatória com o original (CVC>0,70), a população-alvo teve dificuldades consideráveis em compreendê-lo, o que sugere a necessidade de aperfeiçoamento dos itens, por meio de procedimentos teóricos, para que o questionário possa ser submetido a avaliação de suas propriedades psicométricas e, assim, ser utilizado no Brasil.
Abstract: The assessment of patient satisfaction with health services, using validated instruments, allows identifying the need for improvements and knowing the impact of implemented interventions. The aim of this study was to carry out the cross-cultural adaptation to the Brazilian context of a patient satisfaction questionnaire with a comprehensive pharmaceutical counseling service at hospital discharge. The questionnaire consists of nine items that assess satisfaction with the service, in addition to the patient's interest and understanding with the guidelines received at discharge. The process involved the translation, back-translation and adaptation of the items and response scales. The evaluation of the semantic, conceptual, cultural and idiomatic equivalences between the original and adapted questionnaire was carried out by a committee of experts, the degree of agreement between them being measured by the Content Validity Coefficient (CVC). The final version of the questionnaire was applied, by self-administration, to a sample of the target population composed of 21 individuals, at the time of hospital discharge. Although the adapted instrument has presented satisfactory equivalence with the original (CVC>0.70), the target population had considerable difficulties in understanding it, suggesting the need to improve the items, through theoretical procedures, so that the questionnaire can be subjected to evaluation of its psychometric properties and thus be used in Brazil.
Asunto: Reconciliação de medicamentos
Serviços de saúde
Alta do paciente
Satisfação do paciente
Inquéritos e questionários
Estudo de validação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22012
URI: http://hdl.handle.net/1843/56570
Fecha del documento: 3-nov-2021
metadata.dc.url.externa: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22012
metadata.dc.relation.ispartof: Research, Society and Development
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