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http://hdl.handle.net/1843/56774
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Filipe Santos Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4570287460267064 | pt_BR |
dc.creator | Ellen de Cássia Pinto | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8999742479783725 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T10:54:16Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T10:54:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56774 | - |
dc.description.resumo | A mulher negra é dotada de força e resistência, desde os primórdios dos tempos. Maat, deusa africana kemética, guardiã e zeladora da justiça social, confere, desde o Começo, sentido epistêmico à pesquisa, em circularidade temporal: início, meio e começo. Início: aspirações etnográficas em um quilombo. Meio: atravessamentos com a pandemia e com as vulnerabilidades de mulheres negras trabalhadoras domésticas. Começo: escrevivências e abertura de sentidos para a Educação Matemática. O objetivo da pesquisa foi escreviver, a partir de dentro, dos próprios sentimentos da autora e os significados de um fazer pesquisa, em uma perspectiva contracolonial. Nessa artesania, permiti-me experimentações de escrita, mergulhando em possibilidades de expressões do meu “eu”, que está além e aquém da cor da minha pele. Maat me ajudou a ter coragem para me mostrar, tal como sou: leonina com ascendente Gêmeos, Lua em Áries, regida pelo deus kemético Rá, o deus Sol. O percurso formativo e constitutivo da educadora matemática, autora deste texto, expondo de maneira narrativa, com métodos de escrita dissidente e aporte teórico contracoloniais, modos outros de fazer pesquisa. O resultado culmina em uma série de reflexões sobre os imprevistos durante o mestrado, sobre saúde mental, sobre formas de escrita, sobre inseguranças e, sobretudo, sobre a centralidade da mulher africana na diáspora da Maafa brasileira que tenta, de inúmeras formas, sobreviver. Tecemos, ao longo do texto, análises e conclusões acompanhadas de sugestões úteis para o campo da Educação Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | educação matemática | pt_BR |
dc.subject | trabalho doméstico | pt_BR |
dc.subject | mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | pandemia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professoras - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de matemática - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de matemática - Narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject.other | Negras - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Mulheres - Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.other | Mulheres na educação | pt_BR |
dc.title | Escrevivências de uma mulher negra, educadora matemática: uma dissertação-manifesto-autobiográfica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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