Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/56774
Tipo: Dissertação
Título: Escrevivências de uma mulher negra, educadora matemática: uma dissertação-manifesto-autobiográfica
Autor(es): Ellen de Cássia Pinto
primer Tutor: Filipe Santos Fernandes
Resumen: A mulher negra é dotada de força e resistência, desde os primórdios dos tempos. Maat, deusa africana kemética, guardiã e zeladora da justiça social, confere, desde o Começo, sentido epistêmico à pesquisa, em circularidade temporal: início, meio e começo. Início: aspirações etnográficas em um quilombo. Meio: atravessamentos com a pandemia e com as vulnerabilidades de mulheres negras trabalhadoras domésticas. Começo: escrevivências e abertura de sentidos para a Educação Matemática. O objetivo da pesquisa foi escreviver, a partir de dentro, dos próprios sentimentos da autora e os significados de um fazer pesquisa, em uma perspectiva contracolonial. Nessa artesania, permiti-me experimentações de escrita, mergulhando em possibilidades de expressões do meu “eu”, que está além e aquém da cor da minha pele. Maat me ajudou a ter coragem para me mostrar, tal como sou: leonina com ascendente Gêmeos, Lua em Áries, regida pelo deus kemético Rá, o deus Sol. O percurso formativo e constitutivo da educadora matemática, autora deste texto, expondo de maneira narrativa, com métodos de escrita dissidente e aporte teórico contracoloniais, modos outros de fazer pesquisa. O resultado culmina em uma série de reflexões sobre os imprevistos durante o mestrado, sobre saúde mental, sobre formas de escrita, sobre inseguranças e, sobretudo, sobre a centralidade da mulher africana na diáspora da Maafa brasileira que tenta, de inúmeras formas, sobreviver. Tecemos, ao longo do texto, análises e conclusões acompanhadas de sugestões úteis para o campo da Educação Matemática.
Asunto: Educação
Professoras - Formação
Professores de matemática - Formação
Professores de matemática - Narrativas pessoais
Negras - Educação
Mulheres - Autobiografia
Mulheres na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/56774
Fecha del documento: 22-nov-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação_final_com_ficha_catalografica_e_ata_De_defesa.pdf12.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons