Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56803
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Violência contra a mulher e modos de enfrentamento
Título(s) alternativo(s): Violence against women and ways of coping
Autor(es): Elza Machado de Melo
Heliane Anghinetti
Marília Faleiro Malaguth Mendonça
Lauriza Maria Nunes Pinto
Myriam de Fátima Siqueira Celani
Resumo: Trata-se de artigo teórico sobre a violência contra a mulher e os modos de seu enfrentamento, estruturado de modo a apresentar, primeiramente, na introdução, o perfil da violência contra a mulher no Brasil e no mundo, a partir de dados colhidos de estudos transversais, publicados em artigos científicos e de páginas institucionais, principalmente, a Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde. Em seguida, é feita discussão teórica da violência contra a mulher, buscando suas bases explicativas e os possíveis modos de enfrentamento, utilizando as formulações do Interacionismo Simbólico de Mead e de Blumer e a teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Finalmente, é apresentado o Programa Para Elas. Por Elas, Por Eles, Por Nós, da UFMG, que se inspira nessas teorias e, por isso, adota o desenvolvimento da práxis de autonomia como diretriz central da abordagem da mulher em situação de violência e vulnerabilidade.
Abstract: This is a theoretical article about violence against women and the ways to confront it, structured in order to present, firstly, in the Introduction, the profile of violence against women in Brazil and in the world, based on data collected from cross-sectional studies published in scientific articles and institutional pages, especially the Pan American Health Organization and the World Health Organization. Then, a theoretical discussion of violence against women is made, seeking its explanatory basesand possible ways of coping, using the formulations of Symbolic Interactionism and Habermas’s Theory of Communicative Action. Finally, the program Para Elas, Por Elas, Por Eles, Por Nós, from UFMG, is presented. It is inspired by these theories and therefore adopts the development of ‘autonomypraxis’as a central guideline for approaching women in situations of violence and vulnerability.
Assunto: Violência contra a mulher
Interacionismo simbólico
Ação comunicativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56803
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://seer.pucminas.br/index.php/pista/article/view/21713
metadata.dc.relation.ispartof: Pista
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Violência contra mulher e modos de enfrentamento.pdf403.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.