Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56856
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Histórias narradas, cotidianos vividos: modos e viver e narrar o início da docência em educação física
Título(s) alternativo(s): Narrated stories, everyday living: ways of living and telling the beginning of teaching in physical education
Autor(es): Admir Soares de Almeida Júnior
Marcella Ottoni Guedes Oliveira
Resumo: O presente texto é fruto de uma pesquisa cujo tema central vincula-se às narrativas elaboradas por professores/as iniciantes egressos de um curso de licenciatura em educação física que lecionam em escolas de Educação Básica. A pesquisa buscou evidenciar os principais desafios e dilemas enfrentados por esses docentes nos cotidianos escolares. Para tanto, dialogamos com a compreensão de narrativa apresentada por Benjamin(1994). Em relação aos estudos sobre os processos de inserção e socialização profissional de docentes tomamos como referência as contribuições de Hubermam (1992), Tardif, (2002) e Gariglio (2016). A abordagem metodológica escolhida foi da pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Nesse sentido, apresentamos aos participantes a proposta de elaboração de textos autobiográficos por meio da realização de quatro encontros em que nos inspiramos nas proposições dos Ateliês Biográficos de Formação (DELORY-MOMBERGER, 2006). As análises das narrativas indiciam um processo singular de inserção profissional relacionado à especificidade da educação física como componente curricular, sobretudo, em relação à necessidade de produção de estratégias de enfrentamento a um conjunto de representações construídas na cultura escolar que reforçam a noção dessa disciplina comode “segunda classe”.
Abstract: This article is the result of research which central theme is linked to the narratives written by beginner teachers who graduated from a physical education degree course andwho teach in Basic Education schools. The research sought to highlight the main challenges and dilemmas faced by those teachers in their daily lives. For this, we dialogue with the understanding of the narrative presented by Benjamin (1994). Regarding studies on the processes of insertion and professional socialization of teachers, we take as a reference the contributions of Hubermam (1992), Tardif, (2002) and Gariglio (2016). The methodological approach chosen was the formative research(JOSSO, 2004). In this sense, we presented to the participants the proposal for the elaboration of autobiographical texts through four meetings whichwere inspired by the proposals of the Biographical Workshops (DELORYMOMBERGER, 2006). The analysis of the narratives indicates a singular process of professional insertion related to the specificity of physical education as a curricular component, above all, in relation to the need to produce coping strategies to a set of representations built in the school culture that reinforce the notion of this discipline as a “second class”.
Assunto: Narração
Docentes
Educação física e treinamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/56856
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/43484
metadata.dc.relation.ispartof: Arquivos em movimento
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Histórias narradas, cotidianos vividos_ modos e viver e narrar o início da docência em educação física .pdf344.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.