Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/56920
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Renata Amaral de Matos Rocha | pt_BR |
dc.creator | Fernanda Carla Lopes Gonzalez | pt_BR |
dc.creator | Leda de Oliveira Lino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-24T21:04:53Z | - |
dc.date.available | 2023-07-24T21:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1264 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1279 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869315 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56920 | - |
dc.description.resumo | O Projeto Cultura e Lazer é um projeto de extensão transdisciplinar que envolve as pessoas do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PROEMJA), do Centro Pedagógico da UFMG. Como parte dele, alguns alunos participaram do minicurso intitulado Instrumentos acústicos que fazem história, com o objetivo de aprender alguns conceitos de física acústica, de forma simples, através da confecção de instrumentos musicais e de pesquisa sobre a origens e história dos instrumentos. O minicurso foi dividido em parte teórica e prática. Foi apresentado o conceito de onda sonora e como ocorre sua produção e propagação por membranas vibrantes, tubos sonoros e cordas vibrantes e como ocorre sua recepção pelo aparelho auditivo humano. Além disso, foram narradas histórias dos instrumentos de percussão, de sopro e de cordas. Na parte prática foram confeccionados artesanalmente instrumentos musicais, utilizando-se de materiais de baixo custo e de fácil acesso. Os instrumentos construídos foram: tambor, flauta e violão de uma corda. Depois de prontos, os instrumentos foram testados. E foi possível perceber como o som destes instrumentos, apesar dos materiais utilizados, se assemelha aos sons dos instrumentos profissionais. Ao mesmo tempo, foi possível notar a diferença entre os sons gerados por fontes sonoras distintas. Assim, com os conceitos expostos e relacionados a questões concretas que fazem parte do cotidiano do aluno, o aprendizado aconteceu com naturalidade e funcionalidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos acústicos | pt_BR |
dc.subject | Física acústica | pt_BR |
dc.subject | História dos instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Música | pt_BR |
dc.subject.other | Lazer | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Instrumentos acústicos que fazem história | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9441-3249 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Instrumentos acústicos que fazem história.pdf | 449.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.