Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56942
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dc.creatorFelipe Martins Gomes Pereirapt_BR
dc.creatorCarlos Eduardo Velasquez Cabrerapt_BR
dc.creatorClaubia Pereira Bezerra Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-25T17:22:36Z-
dc.date.available2023-07-25T17:22:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage579pt_BR
dc.citation.epage585pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56942-
dc.description.abstractUm benchmark de pino de combustível (Th-U)O2, consistindo de 75w/o Th e 25w/o U, foi usado para analisar os efeitos da temperatura nas seções de choque nucleares obtidas das bibliotecas em cálculos de criticalidade. Neste caso, o fator de multiplicação e o fator efetivo de nêutrons retardados foram comparados para diferentes correções, bibliotecas e códigos nucleares. Os códigos MCNP5 e SERPENT foram usados ​​para cálculos de criticalidade e o código NJOY99 foi usado para obter a seção transversal na temperatura de trabalho. Os resultados demonstraram que o uso da correção de temperatura nas seções de choque é fundamental para se chegar a cálculos neutrônicos mais precisos.pt_BR
dc.description.resumoA (Th-U)O2 fuel pin benchmark, consisting of 75w/o Th and 25w/o U, was used to analyze the effects of the temperature on the nuclear cross-sections obtained from the libraries on criticality calculations. In this case, the multiplication factor and the effective delayed neutron factor have been compared for different corrections, libraries and nuclear codes. The MCNP5 and SERPENT codes were used to criticality calculations and the NJOY99 code was used to obtain the cross section at working temperature. The results demonstrated that the use of temperature correction on cross sections is fundamental to reach more precise neutronic calculations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NUCLEARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSemana de Engenharia Nuclear e Ciências das Radiaçõespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMCNP5pt_BR
dc.subjectSERPENTpt_BR
dc.subjectNJOY99pt_BR
dc.subjectCross sectionpt_BR
dc.subjectDoppler broadeningpt_BR
dc.subject.otherSeção de choque (Física nuclear)pt_BR
dc.subject.otherCombustíveis nuclearespt_BR
dc.titleEvaluation of temperature dependence on cross sections for a (Th-U)O2 fuel pinpt_BR
dc.title.alternativeAvaliação da dependência da temperatura em seções transversais para um pino de combustível (Th-U)O2pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://sencir.nuclear.ufmg.br/anais/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2960-3150pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5999-9961pt_BR
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