Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57120
Type: Tese
Title: Religião e escola: as condições de escolarização de estudantes evangélicos em uma escola pública de ensino médio
Authors: Marcos Antônio Silva
First Advisor: Maria Alice Nogueira
First Co-advisor: Glauber Loures de Assis
First Referee: Paulo Agostinho Nogueira Baptista
Second Referee: Heli Sabino de Oliveira
Third Referee: Giseli do Prado Siqueira
metadata.dc.contributor.referee4: Tania de Freitas Resende
Abstract: Esta tese tem por objetivo conhecer e analisar as condições de escolarização de estudantes evangélicos em uma escola estadual de ensino médio localizada na periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e marcada pela presença crescente de jovens alunos de crença pentecostal. Foram focalizadas dimensões fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, tais como as relações interpessoais entre educadores e educandos, o currículo, as práticas pedagógicas e a sociabilidade entre os pares. A opção metodológica foi por um estudo de caso que abrangeu a observação direta do cotidiano escolar, a aplicação de questionários a docentes e alunos e a realização de entrevistas com um pequeno grupo de estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram a forte presença de igrejas evangélicas pentecostais no território da escola e seu papel, na comunidade, em áreas como lazer, esporte, cultura e assistência social. Destacaram-se os conflitos entre o pertencimento/prática religiosa dos jovens e a escola pública que se declara laica. Estes conflitos impactam na transmissão dos saberes escolares em sala de aula, na constituição da identidade e da sociabilidade juvenis e nas interações com os pares e os profissionais do ensino.
Abstract: This thesis aims to know and analyze the schooling conditions of evangelical students in a state high school on the outskirts of Belo Horizonte Metropolitan Region (RMBH), with an increasing number of young pentecostal students. We focused on key dimensions of the teaching-learning process, such as the interpersonal relationships between educators and students, the curriculum, the pedagogical practices, and peer socialization. We opted for a case study encompassing the direct observation of school routine, questionnaires with students and teachers, and interviews with a small group of students. Our findings point out a strong presence of Pentecostal evangelical churches in the school territory and their role in the community in areas like leisure, sport, culture, and social assistance. We highlight the conflicts between students’ religious practice/belonging and the public school, which states to be laic. These conflicts impact the transmission of school knowledge in the classroom, the establishment of youth identity and sociability, and the interaction with peers and educational personnel.
Subject: Educação - Aspectos religiosos
Religião nas escolas públicas
Igreja e educação
Protestantismo
Ambiente escolar
Sociologia educacional
Evangélicos pentecostais
Ribeirão das Neves (MG) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57120
Issue Date: 19-May-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARQUIVO DA TESE COMPLETO - Marcos Antônio Silva .pdfTese - Marcos Antônio Silva2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.