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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Blended learning program for the development of skills in the aspiration of artificial airways
Título(s) alternativo(s): Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
Autor(es): Aldenora Laísa Paiva de Carvalho
Fernanda Titareli Merizio Martins Braga
Luciana Regina Ferreira da Mata
Karina Dal Sasso Mendes
Rafael Cordeiro Fófano
Maria Célia Barcellos Dalri
Resumen: Objective: to develop and validate a blended learning program, of the inverted classroom type, on the aspiration of artificial airways. Method: applied and methodological research that involved technological production for teaching a Nursing Intervention, based on Vygotsky’s theoretical frameworks and on the Nursing Process. For elaboration and validation, a classic instructional design model was followed. The general and pedagogical requirements were validated, as well as those for videos and interface. For the analysis, the Content Validity Index and the First-order agreement coefficient were used. Results: 34 experts participated, 27 of whom were nurses and seven were professionals in Information Technology. In the nurses’ opinion, the general and pedagogical requirements obtained a Content Validity Index of 0.99 and 0.98 was obtained for the videos and for the interface. The interface for the IT professionals was 0.94. All requirements showed almost perfect agreement. Conclusion: the teaching program was elaborated and validated by experts and constitutes an innovative proposal to train nurses. The mediation of teaching by means of duly validated technologies can favor learning and reaching positive results in the development of skills in the practice of aspiration of artificial airways.
Abstract: Objetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient. Resultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais.
Asunto: Processo de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Tecnologia Educacional
Sucção
Respiração Artificial
Estudo de Validação
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.4539.3462
URI: http://hdl.handle.net/1843/57176
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rlae/a/J8zVD8ynXY9q49bpkK4qrKx/?lang=en#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Latino-Americana de Enfermagem
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