Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria do Carmo Barros de Melopt_BR
dc.creatorAna maria pueyo blasco de magalhãespt_BR
dc.creatorNara lucia de carvalho silvapt_BR
dc.creatorPriscila Menezes Ferri Liupt_BR
dc.creatorLevi costa cerqueira filhopt_BR
dc.creatorMonalisa Maria Grestapt_BR
dc.creatorAlaneir de fátima dos santospt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T22:24:32Z-
dc.date.available2023-07-28T22:24:32Z-
dc.date.issued2016-08-09-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage7pt_BR
dc.identifier.doi10.5935/2238-3182.20160105pt_BR
dc.identifier.issn22383182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57185-
dc.description.abstractSimulation based learning and communication skills have been used widely in health area although concepts need to be propagated to allow a wide and successful use of them. This paper aims to present new concepts in this field and to stimulate thinking about their use in education, training and professional updating. The sceneries should be close to reality to allow professionals to experience and reflect about the performed practice while elaborating their learning. In situ simulation is a practice that allows training in workplace thus saves financial resources of creating sceneries leading to a realistic interaction with the workplace scenery. The teacher/facilitator must know how to lead the case-scenery identifying specific points to comment in the debriefing practice to be developed in the end following three recommended steps (descriptive, analytical and applicative) for effective learning. The development of communication skills is fundamental to good health care practice in teamwork. Hard news reporting can be trained in simulated environments and can help professionals in decision-making, care planning, jointly with the family. All these educational activities provide care qualification for professional, reduction of adverse events and increased patient safety.pt_BR
dc.description.resumoO ensino baseado em simulação e o treinamento em habilidades de comunicação têm sido implementados em diversas áreas da saúde, mas ainda é necessário que os conceitos sejam divulgados para que a utilização seja ampliada e bem sucedida. Este artigo objetiva introduzir conceitos novos desses temas e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão sobre seu uso para formação, capacitação e atualização profissional. Os cenários devem ser próximos do real, permitindo a vivência que consiga fazer com que o profissional reflita sobre a prática desenvolvida e ao mesmo tempo consiga elaborar o aprendizado de forma efetiva. A simulação in situ é a alternativa que permite o treinamento no local de trabalho, poupando recursos financeiros com a criação de ambientes e ao mesmo tempo propiciando interação realística com o cenário de atuação profissional. O professor/facilitador deve saber conduzir o caso-cenário, identificando os momentos especiais a serem comentados e, ao final da prática, utilizar a técnica de debriefing, seguindo as três etapas preconizadas (descritiva, analítica e aplicativa) para que o ensino seja efetivo. No trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades de comunicação é fundamental para a boa prática assistencial. A comunicação de notícia difícil pode ser treinada em ambientes simulados e pode auxiliar os profissionais na tomada de decisões, planejamento de cuidados, de forma compartilhada com os familiares. Todas essas ações educacionais propiciam qualificação assistencial para o profissional, redução de eventos adversos e aumento da segurança do pacientept_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Médica de Minas Gerais-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectComunicação em Saúdept_BR
dc.subjectSegurança do Pacientept_BR
dc.subject.otherEducação Médicapt_BR
dc.subject.otherExercício de Simulaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherComunicação em Saúdept_BR
dc.subject.otherSegurança do Pacientept_BR
dc.titleEnsino mediado por técnicas de simulação e treinamento de habilidades de comunicação na área da saúdept_BR
dc.title.alternativeSimulation based on learning and communication skills techniques in health areapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://rmmg.org/artigo/detalhes/2086pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simulation based on learning and commmunication skills techniques in health area pdfa.pdf115.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.