Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57222
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Lúcia de Faria Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1371482260810247 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marília Souza Dias | pt_BR |
dc.creator | Klaud Conceição Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T14:50:41Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T14:50:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57222 | - |
dc.description.resumo | Ao longo do ano de 2014, na Escola Municipal CIAC Lucas Monteiro Machado foi realizado um trabalho de produção de filmes de animação com crianças de 6 e 7 anos que estavam no processo inicial de alfabetização. Desenvolvido de maneira lúdica, divertida, prazerosa e diferenciada para que despertasse o interesse, imaginação, criatividade e criticidade das crianças, foram utilizadas parlendas, histórias, poesias, cantigas para que se fizesse a produção e a criação de curtas de animação em stop motion. Para tanto, as crianças aprenderam a manipular equipamentos fotográficos como a câmera, o celular e o tripé, aprenderam também a criar cenários, confeccionar personagens e objetos, desenvolver roteiros para as realizações das produções fílmicas. Estas atividades colaboraram para estimular o pensamento lógico, a imaginação, a capacidade de criação e atuação e auxiliaram as crianças, ainda, no desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo respeitando a opinião do colega, cooperando para que obtivessem sucesso no que lhes fora proposto. Conclui-se que a realização dos filmes infantis em stop motion baseado nas parlendas, poemas, cantigas e histórias que as crianças estudaram durante o ano estimulou ainda mais suas conquistas diárias, como: pensar, ler, escrever, desenhar, criar e recriar, fazendo-as querer produzir sempre mais e aprender a rimar a identificar letras, palavras, frases. Pôde-se verificar, também, que, com a utilização desse método, algumas crianças aprenderam a ler. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Stop Motion e curtas | pt_BR |
dc.title | Produção de animações no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KLAUD CONCEIÇÃO PEREIRA.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License