Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57229
Type: Dissertação
Title: Análise do fluxo reverso de veículos em fim de vida no Estado de Minas Gerais
Authors: Jomara Gonçalves Nogueira
First Advisor: Liséte Celina Lange
First Referee: Raphael Tobias de Vasconcelos Barros
Second Referee: Cynthia Fantoni Alves Ferreira
Third Referee: Samuel Rodrigues Castro
Abstract: Os veículos em fim de vida estão entre os mais importantes fluxos reversos de resíduos sólidos do mundo, variados na sua composição e volume, são valiosas fontes de matérias-primas secundárias para o ciclo produtivo. A análise deste fluxo é essencial para mapear os fatores que limitam a circularidade dos resíduos veiculares. O Estado de Minas Gerais representa a segunda maior frota do Brasil e ainda não possui um controle sistêmico da destinação final destes veículos, impondo um esforço crescente ao setor público e privado para a implementação de estratégias eficazes no equacionamento de seu fluxo reverso. Assim, este trabalho propõe apresentar um diagnóstico sobre o fluxo reverso de veículos em fim de vida em Minas Gerais. Seus objetivos específicos compreendem quantificar a frota em fim de vida, identificar os atores participantes deste fluxo e os seus papéis. A metodologia compõe-se de cinco etapas além da revisão bibliográfica. A primeira etapa corresponde a coleta de dados da frota circulante e de veículos sucata leiloados. A segunda etapa consiste na realização de análises estatísticas (teste de Shapiro Wilk, teste t, teste de Mann Whitney e análise de previsão) no programa IBM SPSS versão 25. A terceira etapa inclui a coleta de dados da cadeia reversa e elaboração de mapas temáticos no programa Qgis 3.22.99. A quarta etapa inlcui a coleta de dados de abandono em via pública e análise de conteúdo. A quinta etapa compreende a realização de entrevistas semiestruturadas, transcrição e análise de conteúdo sem utilização de programa auxiliar. Os resultados mostraram que a previsão estatística obtida apresentou boa qualidade, estima-se que sejam gerados 72.791 VFV’s para 2030, totalizando 37.765 toneladas de resíduos sólidos a serem destinados adequadamente em Minas Gerais. O fluxo identificado inicia com a saída obrigatória e voluntária de veículos em circulação. A coleta ocorre nas remoções de veículos apreendidos, posteriormente transportados e guardados por empresas credenciadas junto ao DETRAN-MG para seguir à alienação via leilão, além das coletas referentes as alienações diretas pelos proprietários. Após o desfazimento, o fluxo segue para a desmontagem com fins ao reuso e outras diferentes formas de valorização dos resíduos. Foi evidenciada a ausência de rastreabilidade em todo o processo, os geradores em sua grande maioria não reportam essas informações aos órgãos de controle, resultado que impactou diretamente na saída do fluxo. Os atores do fluxo estão representados por pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas). A cadeia reversa é predominantemente representada por pequenas empresas de capacidade operacional reduzida e baixo nível de industrialização, com limitado potencial de recuperar valor nos resíduos veiculares. A falta de transparência no acesso à informação, a burocracia administrativa na liberação de veículos sucata com vistas à reciclagem, a falta de articulação entre atores governamentais, a inexistência de uma política industrial alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a isenção de responsabilidade da indústria automobilística em todo o fluxo reverso apresentado, estão entre os principais fatores limitantes do diagnóstico obtido no Estado de Minas Gerais.
Abstract: End-of-life vehicles are among the most important reverse solid waste reverse flows in the world, varied in composition and volume, are valuable sources of secondary raw materials for the production cycle. The analysis of this flow is essential to map the factors that limit the circularity of vehicle waste. The State of Minas Gerais represents the second largest fleet in Brazil and still does not have a systemic control of the final destination of these vehicles, imposing a growing effort on the public and private sectors to implement effective strategies to solve their reverse flow. That way, this work proposes to present a diagnosis on the reverse flow of end-of-life vehicles in Minas Gerais. Its specific objectives include quantifying the end-of-life fleet, identifying the actors participating in this flow and their roles. The methodology consists of five stages in addition to the bibliographic review, the first stage corresponds to the collection of data from the circulating fleet and auctioned scrap vehicles; the second stage consists in the application statistical analyzes (Shapiro Wilk test, t test, Mann Whitney test and forecast analysis) in the IBM SPSS version 25 program; the third stage includes the collection of reverse chain data and the creation of thematic maps in the Qgis 3.22.99; the fourth stage includes data collection on abandonment on public roads and content analysis and the fifth stage comprises semi-structured interviews, transcription and content analysis without using an auxiliary program. The results showed that the statistical forecast obtained showed good quality, it is estimated that 72,791 ELVs will be generated for 2030, totaling 37,765 tons of solid waste to be properly disposed of in Minas Gerais. The identified flow starts with the mandatory and voluntary exit of vehicles in circulation. The collection takes place in the removal of seized vehicles, later transported and stored by companies accredited with the DETRAN-MG to proceed the sale via auction, in addition to collections referring to direct disposals by the owners. After undoing, the flow proceeds to disassembly with the purpose of reuse and other different forms of waste recovery. The lack of traceability throughout the process was evidenced, the generators for the most part do not report this information to the control bodies, a result that directly impacted the flow output. The flow actors are represented by individuals and legal entities (public and private).The reverse chain is predominantly represented by small companies with reduced operational capacity and a low level of industrialization, with limited potential to recover value from vehicle waste. The lack of transparency in accessing information, the administrative bureaucracy in releasing scrap vehicles for recycling, the lack of articulation between government actors, the lack of an industrial policy aligned with the National Policy on Solid Waste and the exemption of liability of the automobile industry in all the reverse flow presented, are among the main limiting factors of the diagnosis obtained in the State of Minas Gerais.
Subject: Engenharia sanitária
Saneamento
Engenharia reversa
Resíduos sólidos - Reaproveitamento
Veículos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57229
Issue Date: 16-May-2023
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