Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57245
Type: Artigo de Periódico
Title: Da licenciatura à prática docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de história
Other Titles: From teaching education to teaching practice: critique of digital technologies in history teachers' initial training and lessons
Authors: Amanda Miranda Almeida
Márcia Maria Dias
Eucidio Pimenta Arruda
Rosilene Horta Tavares
Abstract: Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, faremos uma análise bibliográfica, partindo do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado por seu emprego no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange às TDIC, no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas.
Abstract: This article aims to critically analyze the incorporation of Information and Communication Technologies (ICT) within the context of basic education history teachers’initial training,and reflect on the appropriation of these technologies not only technically but in the teaching practice itself. To achieve this, we will make a literature review on the assumption that the use of such technologies in teaching practice should be encouraged by their use in the teacher training process, taking into account the influences and marks that the pedagogical and didactic practices of higher education leave on these future teachers’ initial training and consequent actions. Finally, it is concluded that teacher education involves a critical and purposeful ICT training in order to understand and make use of their resources in all social aspects and not only become entangled in technological spells, imbued with different political intentions.
Subject: Professores - Formação
Historia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Prática profissional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57245
Issue Date: 5-Jul-2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426
metadata.dc.relation.ispartof: Pesquiseduca
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.