Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57265
Type: Dissertação
Title: Consciência linguística: reflexões na sala de aula sobre usos do português brasileiro
Authors: Fabiana Gomes Cortes Mol
First Advisor: Elzimar Goettenauer de Marins-Costa
First Referee: Ticiane Rodrigues Nunes
Second Referee: Henrique Rodrigues Leroy
Abstract: Os eventos linguísticos ocorrem naturalmente em todo e qualquer lugar e a escola é o melhor lugar para aprender a praticar e avaliar com clareza aspectos particulares de cada prática linguística, tendo como princípio o uso efetivo da língua como um direito inerente a cada pessoa. Porém, tem-se visto equívocos em torno das práticas de ensino, o que ocorre em várias facetas do ambiente escolar. No campo da língua, ainda há a reprodução infeliz do discurso que leva a comunidade escolar a acreditar que somente os/as detentores/as da variedade padrão da língua são dignos de credibilidade, em detrimento das línguas periféricas, que representariam uma “vergonha para seus falantes”, segundo tal discurso. Assim, a escola marginaliza determinados grupos ainda mais, quando sua função deveria ser o fortalecimento dos grupos minoritários. Com vistas a mudanças desse panorama, este trabalho contribui para a consciência linguística crítica dos estudantes, por meio de análises reflexivas na sala de aula acerca da diversidade de usos da língua portuguesa. A análise de posts e comentários, vídeos e notícias, presentes nas redes sociais, que evidenciam e questionam a reprodução do mito da língua perfeita, contribuem para essa conscientização, com base nos estudos de Bagno (2000; 2005), Faraco (2002; 2017), Kleiman (2010), Nascimento (2019), Travaglia (2009), Veronelli (2021) e outros autores. Quanto à pesquisa, denominada Pesquisa-Intervenção, a abordagem é de natureza qualitativa e confirma a pertinência didática das atividades propostas.
Abstract: Linguistic events occur naturally anywhere and everywhere, and school is the best place to learn to practice and clearly assess particular aspects of each linguistic event, having as a principle the effective use of language as an inherent right of each person. However, mistakes have been made around teaching practices, which occur in various facets of the school. In the field of language, there is still the unfortunate reproduction of the discourse that leads the school community to believe that only the holders of the standard language variety are worthy of credibility, to the detriment of peripheral languages, which would represent a “shame for its speakers”, according to such discourse. Thus, the school further marginalizes certain groups, when its function should be to empower minority groups. With a view to changing this panorama, this work contribute to students' critical linguistic awareness, through reflective analyzes in the classroom about the diversity of uses of the Portuguese language. The analysis of posts and comments, videos and news, present in social networks, which evidence and question the reproduction of the myth of the perfect language, contribute to this awareness, based on the studies of Bagno (2000; 2005), Faraco (2002; 2017), Kleiman (2010), Nascimento (2019), Travaglia (2009), Veronelli (2021) and other authors. As for the research,called Intervention Research, the approach is of a qualitative nature and confirms the didactic relevance of the proposed activities.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57265
Issue Date: 17-May-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.