Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57293
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas de si e do outro: um projeto de letramento a partir da leitura e da produção de memórias em sala de aula de Língua Portuguesa
Autor(es): Heliabe Xavier Nogueira
primer Tutor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
primer miembro del tribunal : Marcelo Chiaretto
Segundo miembro del tribunal: Cláudio Humberto Lessa
Resumen: O presente trabalho parte da concepção de literatura que possibilita o desenvolvimento da sensibilidade, amplia a visão de mundo, desperta emoções e tem o poder de exercitar a fantasia e a imaginação, além de nos fazer refletir sobre a nossa própria existência. Essa concepção é a base do projeto de letramento que aqui apresentamos e que visa à formação de leitores literários a partir da leitura e da produção multimodal de memórias. Nesse sentido, o objetivo dessa investigação é propor a leitura e a escrita de memórias literárias a alunos dos anos finais do ensino fundamental por meio de sequências didáticas, motivando-os a revisitarem suas memórias de leitura mais remotas, ressignificá-las e compartilhá-las. Com essa experiência, buscamos possibilitar novas práticas de ensino da leitura literária em sala de aula, por meio de atividades que se organizam em torno de uma perspectiva temporal e histórica: a memória do outro (escritores), a memória do eu no presente e a memória do eu em prospecção de um futuro próximo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter propositivo, em consonância com os paradigmas de uma pesquisa de intervenção, segundo Damiani (2012) e Bortoni-Ricardo (2008). O referencial teórico metodológico baseia-se em Candido (1995), Todorov (2009), Compangnon (2012), Cosson 2009), Bakhtin (1992, 2016), Benjamin (1987), Leal (2006, 2007), Aragão (1992), Chiaretto (2013), Machado (2016), Lessa (2013) e nas orientações sobre práticas de linguagem presentes no documento oficial Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2018). Os resultados do estudo e da elaboração das sequências didáticas pelo viés da memória nos levam a deduzir que é possível propiciar aos alunos o letramento literário a partir de suas experiências de leitura literária, de suas subjetividades, de suas recordações, de seus sentimentos e valores atribuídos à leitura literária em momentos distintos da vida, como representação de si e de sua história como sujeito leitor.
Abstract: The present work is based on the conception of literature that enables the development of sensitivity, expands the world view, awakens emotions and has the power to exercise fantasy and imagination, in addition to making us reflect on our own existence. This concept is the basis of the literacy project presented here, which aims to train literary readers based on reading and the multimodal production of memories. In this sense, the objective of this investigation is to propose the reading and writing of literary memories to students in the final years of elementary school through didactic sequences, motivating them to revisit their most remote reading memories, re-signify them and share them. With this experience, we seek to enable new practices for teaching literary reading in the classroom, through activities that are organized around a temporal and historical perspective: the memory of the other (writers), the memory of the self in the present and the memory of the self in prospect of a near future. This is a research with a qualitative approach, with a propositional character, in line with the paradigms of intervention research, according to Damiani (2012) and Bortoni-Ricardo (2008). The methodological theoretical framework is based on Candido (1995), Todorov (2009), Compangnon (2012), Cosson 2009), Bakhtin (1992, 2016), Benjamin (1987), Leal (2006, 2007), Aragão (1992), Chiaretto (2013), Machado (2016), Lessa (2013) and in the guidelines on language practices present in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental document (BRASIL, 2018). The results of the study and the elaboration of didactic sequences through memory lead us to deduce that it is possible to provide students with literary literacy based on their literary reading experiences, their subjectivities, their memories, their feelings and attributed values to literary reading at different moments of life, as a representation of oneself and one's history as a subject reader.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Letramento
Leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57293
Fecha del documento: 17-may-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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