Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57296
Type: Artigo de Periódico
Title: Da lógica ao lucro: uma reflexão sobre a aplicabilidade da lógica dominada por serviço ao ramo hoteleiro
Other Titles: From logic to profit: a reflection on the applicability of service- dominant logic to the hotel industry
De la lógica al lucro: una reflexión sobre la aplicabilidad de la lógica dominada por servicio al sector hotelero
Authors: Jefferson Oiiveira da Silva Lacerda
Marcela Nunes de Castro
Ricardo Teixeira Veiga
Abstract: A Lógica Dominada por Serviço (LDS) obteve importância na ciência de marketing por oferecer uma perspectiva alternativa para a compreensão das trocas sociais e econômicas. Para tanto, o estudo dos sistemas econômicos é redirecionado de um foco centrado tão somente na materialidade do produto para outra lógica, pós-materialista, em que os recursos operantes são essenciais e o serviço é trocado por serviço. Este ensaio científico pretende elucidar, mediante uma reflexão, os principais pontos levantados na LDS, considerando es- pecialmente o conceito de ecossistema de serviço, e avaliando/propondo a aplicação dos conceitos da LDS ao ramo de hotelaria. Uma das proposições da LDS aplicáveis às empresas hoteleiras diz respeito à cocriação de valor, em que hóspedes são tratados como cocriadores. A cocriação de valor resulta da integração de recursos de múltiplos atores em suas interações, tanto nas trocas diretas quanto indiretas.
Abstract: The Service-Dominant logic (S-D logic) has gained importance in Marketing Science for offering an alternative perspective on the understanding of social and economic exchanges. For this, the study of economic systems is redirected from a materialistic focus to a post-materialistic one in which operant resources are essential, and service is exchanged for service. This scientific essay intends to elucidate, through pondering, the main issues raised by S-D logic, especially taking account the service ecosystem concept and evaluat- ing/proposing the application of the S-D logic concepts to hotels. One of the S-D logic’s propositions that can be applicable to hotels is the one concerning value co-creation - in which guests are treated as cocreators. Value co-creation results from resources integration from multiple actors in their interactions, both in direct and indirect ex-changes.
Subject: Marketing
Indústria hoteleira
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.7784/rbtur.v12i2.1357
URI: http://hdl.handle.net/1843/57296
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbtur/a/JNG9wfGm48Rb5N994ZHRKMH/?lang=pt&format=pdf
metadata.dc.relation.ispartof: RBTUR - Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Da lógica ao lucro.pdf452.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.