Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57299
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Lúcia Azevedopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371482260810247pt_BR
dc.contributor.referee1Marília Souza Diaspt_BR
dc.creatorDiva Juliana de Abreu Ruelapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T15:22:33Z-
dc.date.available2023-08-01T15:22:33Z-
dc.date.issued2015-05-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57299-
dc.description.resumoO projeto de intervenção pedagógica relatado e problematizado neste estudo foi realizado na Escola Municipal Francisco Campos, no ano de 2014, com alunos da 3ª etapa do 3º ciclo. Essa intervenção teve como objetivo promover ao aluno uma aproximação diferente com o outro presente no seu cotidiano de escola através de uma experiência com o cinema. Foram feitas entrevistas cujo tema principal era “Felicidade”. Percebe-se dentro das escolas a necessidade de um trabalho de formação ética para se estimular um convívio social baseado na solidariedade e respeito. As análises de Bauman sobre o mundo contemporâneo, a liquidez das relações e as reflexões de Adriana Fresquet sobre a potencialidade do cinema na escola foram referenciais importantes para pensar e direcionar o trabalho. No desenvolvimento do projeto, os alunos tiveram contato com a história do cinema, aprenderam um pouco sobre a linguagem cinematográfica, fizeram atividades de preparo e concluíram entrevistando com a câmera filmadora pessoas do universo escolar sobre conceitos de “felicidade”. Tentou-se quebrar a rigidez do sistema da aula tradicional através da exibição de filmes, produções de texto e exercícios de produção audiovisual. O resultado foi satisfatório, houve participação efetiva da turma, interação boa com a escola e qualidade planejada nas produções audiovisuais. Percebi, entretanto, uma dificuldade por parte dos alunos em entenderem o porquê de se trabalhar cinema e se pensar sobre felicidade em uma aula de Português. Contrariando as minhas primeiras expectativas, entendi que é bastante complexo se medir em resultados concretos um projeto envolvendo formação ética, mas que, apesar disso, a escola precisa também exercer esse papel.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação éticapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.titleCinema na escola: uma aproximação diferentept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diva Juliana de Abreu Ruela.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons