Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57323
Type: Artigo de Periódico
Title: História da educação a distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil
Other Titles: History of distance education in Mozambique: current perspectives and contributions from Brazil
Historia de la educación a distancia en Mozambique: perspectivas actuales y las contribuciones de Brasil
Authors: Aires Zarina Bonifácio Mombassa
Eucidio Pimenta Arruda
Abstract: O objetivo deste artigo é discutir as condições nas quais se encontra o desenvolvimento da Educação a Distância em Moçambique e o papel do Brasil como parceiro de políticas públicas para a modalidade no país. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental e a Educação a Distância em Moçambique e no Brasil. Percebe-se, entretanto, que o desafio do país é imenso, uma vez que, devido ao seu passado recente de colonização e de Guerra Civil, acabou por não conseguir desenvolver-se do ponto de vista educacional e encontra-se em uma situação na qual a falta de acesso à Educação Básica e ao Ensino Superior promove um recrudescimento da desigualdade nacional. Assim, observa-se que há muito ainda a construir para que a educação do país tenha um maior alcance populacional, mas a EaD pode despontar como caminho para promover uma recuperação rápida e necessária frente às mazelas históricas sofridas pela população e que reverberam, atualmente, em pobreza e desigualdade.
Abstract: The objective of this paper is to discuss the conditions under which the development of Distance Education in Mozambique and the role of Brazil as a partner of public policies for the modality in the country. The methodology adopted was the bibliographic and documentary research and Distance Education in Mozambique and Brazil. However, it is perceived that the country’s challenge is immense, since, due to its recent past of colonization and civil war, it has been unable to develop from an educational point of view and it is in a situation where the lack of access to Basic and Higher Education promotes a resurgence of national inequality. Thus, it is observed that there is still much to be done so that the education of the country has a greater population reach, but the Distance Education can emerge as a way to promote a rapid and necessary recovery in the face of the historical problems suffered by the population and that currently reverberate in poverty and inequality.
Subject: Educação - Moçambique
Educação - Cooperação internacional
Brasil
Ensino à distância
Políticas públicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0001
URI: http://hdl.handle.net/1843/57323
Issue Date: 15-Apr-2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11014
metadata.dc.relation.ispartof: Práxis Educativa
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.