Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57327
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Educação a distância em Moçambique: perspectivas para a inclusão da população no ensino superior |
Other Titles: | Distance education in Mozambique: perspectives for inclusion of the population in higher education |
Authors: | Aires Zarina Bonifácio Mombassa Eucidio Pimenta Arruda |
Abstract: | Este artigo tem por objetivo discutir as perspectivas de inclusão social, econômica e educacional que a Educação a Distância (EaD) apresenta a Moçambique, na perspectiva de proporcionar, em curto prazo, possibilidade de aumento da idade média de formação da população moçambicana em níveis da educação primária, da educação secundária e do ensino superior. A metodologia utilizada baseou-se em levantamento bibliográfico acerca de autores conceituais em EaD, dados estatísticos e políticas públicas de Moçambique, bem como autores do país que se debruçaram sobre esse assunto nos últimos anos. Observa-se que Moçambique apresenta hoje altas taxas de analfabetismo (perto de 50%) e baixo índice de formação em nível médio e superior (respectivamente cerca de 13% e menos de 1%). De maneira a diminuir distâncias em tempos e espaços formativo se proporcionar ao país um crescimento mais acelerado dos níveis de formação, compreendemos que a modalidade EaD seria a mais adequada para atender as demandas e desafios hoje postos ao país. Torna-se ainda mais pertinente quando se observa que a EaD cresceu significativamente em Moçambique, mas ainda alcança um número relativamente baixo de alunos, sobretudo no ensino superior, configurando-se, portanto, uma modalidade de formação desafiadora e, ao mesmo tempo, capaz de proporcionar um grande salto educacional e inclusivo em Moçambique. |
Abstract: | This article aims to discuss the perspectives of social, economic and educational inclusion that Distance Education (EAD) presents to Mozambique, with a view to providing, in the short term, the possibility of expanding the average age of training of the Mozambican population at primary education, secondary education and higher education. The methodology used was based on a bibliographical survey about conceptual authors in EaD, statistical data and public policies of Mozambique, as well as authors from the country who have studied this subject in recent years. It is observed that Mozambique today has high rates of illiteracy (close to 50%) and a low level of education at the middle and higher levels (respectively about 13% and less than 1%). In order to reduce distances in times and formative spaces and to provide the country with a faster growth of training levels, we understand that the EAD modality would be the most adequate to meet the demands and challenges facing the country today. It is all the more pertinent when it is observed that EaD has grown significantly in the country, but still reaches a relatively low number of students, especially in higher education, therefore, a form of training that is challenging and at the same time capable to provide a major educational and inclusive leap in Mozambique. |
Subject: | Educação - Moçambique Ensino à distância Politicas públicas Ensino superior |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO10 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57327 |
Issue Date: | 1-Jul-2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24119 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Diálogo Educacional |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação a distância em Moçambique perspectivas para a inclusão da população no ensino superior.pdf | 279.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.