Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wander Emediato de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0561984631865350pt_BR
dc.contributor.referee1Helcira Maria Rodrigues de Limapt_BR
dc.contributor.referee2Renan Belmonte Mazzolapt_BR
dc.creatorMayron Augusto Araujo Dalarivapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T15:03:37Z-
dc.date.available2023-08-02T15:03:37Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57347-
dc.description.abstractThe National Secondary Education Examination (ENEM), created in 1998, was born with the aim of revealing an overview of the reality of Basic Education in Brazil. Today, it aims to evaluate the performance of high school students and provide an indicator of the quality of education in the country. The Enem is composed of four objective tests, each with forty-five multiple-choice questions and also includes an essay, in which the student must produce a dissertation-argumentative text on a proposed topic. This academic work aims to analyze mainly the argumentation and structuring of four essays that obtained the maximum score in the exam, grade one thousand, with the purpose of verifying the argumentative quality and compliance with the different skills required in the exam's writing test, having as main reference the authors Charaudeau (2009) and Emediato (2004). Through a bibliographical review, the mechanisms that involve a good argument will be analyzed and a parallel will be built on how knowledge about the types of arguments and argumentative operators can influence students in obtaining a score of 1,000 in the Enem essay. Through this analysis, suggestions will be proposed for argumentative teaching to be more effective in school institutions. Through this study, it can be concluded that in the case of the Enem essays, the participant must use arguments in order to make his text persuasive.pt_BR
dc.description.resumoO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, nasceu com o objetivo de revelar um panorama da realidade da Educação Básica no Brasil. Hoje, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio e fornecer um indicador de qualidade da educação no país. O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma com quarenta e cinco questões de múltipla escolha e também inclui uma redação, na qual o estudante deve produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar principalmente a argumentação e a estruturação de quatro redações que obtiveram nota máxima no exame, nota mil, com o propósito de verificar a qualidade argumentativa e o atendimento às diferentes competências exigidas na prova de redação do exame tendo como referência principal os autores Charaudeau (2009) e Emediato (2004). Por meio de uma revisão bibliográfica, será analisado os mecanismos que envolvem uma boa argumentação e construído um paralelo sobre como o conhecimento acerca dos tipos de argumentos e dos operadores argumentativos podem influenciar os estudantes na obtenção de uma nota 1000 na redação do Enem. Através dessa análise serão propostas sugestões para que o ensino argumentativo seja mais efetivo nas instituições escolares. Através desse estudo pode-se concluir que no caso das redações do Enem, o participante deve empregar argumentos de modo a fazer com que seu texto seja persuasivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTipos de Argumentospt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectArgumentatividadept_BR
dc.subjectOperadores argumentativospt_BR
dc.subjectRedação nota 1.000. Enempt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA importância da argumentação na obtenção da nota 1.000 no Enempt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC UFMG - Mayron 18.07.2023.pdf618.95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons