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dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.contributor.referee1Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.referee2Graciele Martins Lourençopt_BR
dc.creatorCora Contept_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T16:13:33Z-
dc.date.available2023-08-02T16:13:33Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57352-
dc.description.abstractAfter the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), there is an increasingly need to foster multiliteracies within the classroom (ROJO, 2013), particularly in the aftermath of the covid-19 pandemic, in which technologies have become the primary means of facilitating learning due to social isolation. In this backdrop, the present study analyzes the implementation of a writing proposal applied to the 9th grade of Elementary School, with the aim of understanding a practice of teaching textual production during the pandemic, and the utilization of the Canva tool to enable such instruction. To accomplish this, the application context of the proposal is described, followed by an analysis of the proposed production situation, in accordance with the guidance provided by Leal (2011). The task involves composing a social media post for the Instagram platform. Lastly, some examples of student productions are analyzed to evaluate the outcomes of the activity and the development of students' digital literacy. The findings reveal that both Canva and the structured proposal for textual production significantly contributed to the teaching practice of writing in the applied context.pt_BR
dc.description.resumoApós a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais do que nunca, impera a necessidade de desenvolver dentro da sala de aula os multiletramentos (ROJO, 2013), principalmente, depois da pandemia de covid-19, em que as tecnologias se tornaram o meio principal para viabilizar a aprendizagem devido ao isolamento social. Diante desse contexto, o presente trabalho analisa a aplicação de uma proposta de redação aplicada para o 9º ano do Ensino Fundamental com objetivo compreender uma prática de ensino de produção textual durante a pandemia e o uso da ferramenta Canva para viabilizar esse ensino. Para isso, é realizada a descrição do contexto de aplicação da proposta e, em seguida, com base no que orienta Leal (2011), é feita a análise da situação de produção proposta, a qual solicita a escrita de uma postagem da rede social Instagram. Por fim, são analisados alguns exemplos de produção dos alunos a fim de avaliar o resultado da atividade e o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Como resultado, observou-se que o Canva e a proposta estruturada de produção textual contribuíram significativamente para a prática de ensino de escrita no contexto aplicado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectprodução textualpt_BR
dc.subjectcanvapt_BR
dc.subjectmultiletramentospt_BR
dc.subject.otherLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA prática de produção textual a partir do uso do aplicativo Canva: uma proposta de postagem no Instagrampt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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