Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57356
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais |
Authors: | Jessica Mota Pinheiro da Rocha |
First Advisor: | Luciana de Oliveira Silva |
First Referee: | Adriane Terezinha Sartori |
Second Referee: | Ana Elisa Costa Novais |
Abstract: | O presente trabalho consiste em um projeto didático-pedagógico cujo objetivo é apresentar uma sequência de atividades de leitura e produção de infográficos digitais sob a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos. Tal proposta é destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II e foi desenvolvida com o intuito de aprimorar algumas habilidades de leitura e produção de textos, elencadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apoiado nas reflexões teóricas de Soares (2003) sobre letramentos, de Rojo (2013) sobre multiletramentos e de Coscarelli (2016) sobre letramentos digitais, o trabalho com esse gênero textual em sala de aula pode proporcionar aos educandos uma experiência criativa, dinâmica e colaborativa, uma vez que o infográfico é um texto verbo-visual cada vez mais comum na mídia impressa e digital, dialogando diretamente com a realidade que os cerca. Nesse sentido, convém destacar a urgência de práticas de linguagem que aliem o uso de ferramentas digitais em favor de uma aprendizagem significativa. |
Abstract: | The present work consists of a didactic-pedagogical project whose objective is to present a sequence of reading and production activities of digital infographics from the perspective of multiliteracy pedagogy. This proposal is intended for students of the 8th grade and was developed in order to improve some skills of reading and production of texts, selected from the National Common Curriculum Base (BNCC). Based on Soares's (2003) theoretical reflections on literacies, Rojo (2013) on multiliteracies and Coscarelli (2016) on digital literacies, working with this textual genre in the classroom can provide students with a creative, dynamic and collaborative experience, since the infographic is a verb-visual text increasingly common in print and digital media, dialogue directly with the reality that surrounds them. In this sense, it is important to highlight the urgency of language practices that combine the use of digital tools in favor of meaningful learning. |
Subject: | Linguagem e línguas - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57356 |
Issue Date: | 21-Jan-2020 |
Appears in Collections: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FINAL_JESSICAMOTAPINHEIRODAROCHA.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License