Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57359
Type: Artigo de Periódico
Title: Escola como locus da formação continuada e o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: efeitos na vida dos professores
Other Titles: The school as locus of continuing education and the Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: effects on teachers’ lives
Authors: Licínia Maria Corrêa
Maria Amália de Almeida Cunha
Teodoro Zanardi
Liliane Palhares
Abstract: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) é uma política tripartite que uniu esforços de Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), das secretarias estaduais de educação e das universidades públicas federais e, para analisar os efeitos dessa experiência, tomou-se como universo empírico o processo de formação continuada coordenado e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no biênio 2014-2015. A singularidade dessa formação consistiu em orientar-se para o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, com base em um conjunto de temas que possibilitasse aos docentes refletirem coletivamente sobre o ensino médio enquanto etapa final e essencial da educação básica. A primeira fase da formação teve como temática “Sujeitos do ensino médio e formação humana integral”, e a segunda abarcou o exame aprofundado das áreas de conhecimento, contemplando a reescrita coletiva do projeto político-pedagógico da escola. A particularidade e a eficácia desse programa estão na centralidade da escola como locus privilegiado de formação e no professor como sujeito epistêmico que elabora e produz conhecimento.
Abstract: The Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensimo Médio (PNEM) is a tripartite policy that united efforts of the Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC – Ministry of Education’s Basic Education Secretariat), states’ education secretariats and federal and state public universities. In order to analyze the effects of this experience, the object of the research was the process of continuing education coordinated and executed by the Federal University of Minas Gerais in 2014 and 2015. The singularity of this educational program lies in its orientation to the study of the Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (National Curricular Guidelines for Secondary School), based on a set of themes which enable teachers to reflect collectively on secondary school as the final and essential stage of basic education. The first phase of the training had the theme “Subjects of secondary school and integral human education,” and the second included an in-depth examination of the fields of knowledge, comprehending the collective re-writing of the school’s political-pedagogical project. The peculiarity and effectiveness of this program lies in the centrality of school as privileged locus of education and in the teacher as an epistemic subject who creates and produces knowledge.
Subject: Ensino Médio
Formação de professores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3198
URI: http://hdl.handle.net/1843/57359
Issue Date: 27-Jun-2017
metadata.dc.url.externa: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3186
metadata.dc.relation.ispartof: Em Aberto
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.