Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57451
Tipo: Dissertação
Título: Vivência do profissional de saúde na crise psiquiátrica com comportamento conflituoso: um estudo fenomenológico
Título(s) alternativo(s): Health professional's experience in psychiatric crisis with conflicting behavior: a phenomenological study.
Autor(es): Edson André Pereira Hilário
Primeiro Orientador: Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
Primeiro membro da banca : Bruno David Henriques
Segundo membro da banca: Helian Nunes de Oliveira
Terceiro membro da banca: Renata Marques de Oliveira
Resumo: O comportamento conflituoso no contexto da crise em saúde mental não é raro, porém, se mostra velado e pouco debatido, sendo um dificultador na consolidação do processo de reforma psiquiátrica. Em alguns casos, tal comportamento é a forma de apresentação da angústia, da insegurança, da perplexidade, do medo e da insatisfação. Estudos sugerem que a forma como o profissional reage emocionalmente ao comportamento do paciente, a atribuição que confere a origem desse comportamento, a estrutura do serviço, entre outros, influenciam na forma como este comportamento é manejado. Em alguns casos podendo levar ao uso de estratégias coercivas. O trabalho tem como objetivo compreender, como os profissionais vivenciam o contexto da crise psiquiátrica em relação ao comportamento conflituoso, bem como identificar os elementos e dificuldades relacionados ao cuidado prestado que emergem dessa experiência. A amostra intencional foi constituída por 12 profissionais de saúde de um Centro de Atenção Psicossocial 24 horas, que se enquadraram nos critérios de inclusão definidos. As descrições das vivências foram obtidas por meio de entrevistas abertas e gravadas. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com o método fenomenológico descritivo de Giorgi e Sousa (2010). Compondo a estrutura geral de significados, foram identificados seis constituintes essenciais: (1) a experiência com um evento psicologicamente impactante; (2) a compreensão psicológica ou julgamento moral dos comportamentos; (3) a percepção das fragilidades do serviço; (4) ansiedade e frustração e outras respostas emocionais; (5) crença de qual o melhor manejo; (6) autopercepção da capacidade profissional. As conclusões apontam para uma experiência única, marcante, que gera emoções agudas, por vezes antagônicas e duradouras, e pouco discutidas. É necessário desenvolver capacitação sobre o tema para resguardar a segurança do paciente e da equipe diante da crise. A forma como os profissionais compreendem e explicam a origem do comportamento conflituoso; como regulam suas próprias emoções, além da melhoria nas habilidades de abordagem verbal e do relacionamento interpessoal com o paciente devem ser trabalhados. É apontada também, a necessidade de avançar nas discussões sobre a rede de saúde mental, a formação do trabalhador, e a reforma psiquiátrica, pensando de forma articulada as questões que afetam o trabalho em ato, e que podem potencializar a abordagem coercitiva do paciente nos serviços.
Abstract: The conflictive behavior in the context of mental health crisis is not rare, but it is veiled and little discussed, being an obstacle to an effective implementation of psychiatric reform. In some cases, such behavior is the form of presentation of anguish, insecurity, perplexity, fear, and dissatisfaction. Some studies suggest that the way the professional reacts emotionally to the patient's behavior, as well as the attribution that gives the origin of this behavior, the structure of the service, among others, that may influence the way this behavior is handled, leading to the use of coercive strategies. By means of a phenomenological study, we sought to understand how professionals experience the context of the psychiatric crisis with the manifestation of the conflictive behavior, identifying the significant elements in the professionals' perspectives that emerge from this experience and the difficulties pointed out by them, that influence the care provided. The intentional sample is made up of 12 health professionals from a 24-hour Psychosocial Care Center who fit the defined inclusion criteria. The descriptions of the experiences were obtained through open interviews, addressing the aspects of the experience. The full transcripts of the interviews were analyzed according to the descriptive phenomenological method of Giorgi and Sousa (2010). Composing the overall structure of meanings, six essential constituents were identified: (1) experience with a psychologically impactful event; (2) psychological understanding or moral judgment of behaviors; (3) perception of service weaknesses; (4) anxiety and frustration and other emotional responses; (5) belief of what management is best; (6) self-perception of professional capacity. The findings point to a unique, remarkable experience that generates acute emotions, sometimes antagonistic and long-lasting, and little discussed. It is necessary to develop a training on the subject to safeguard the patient's and team's safety when facing a crisis. The way professionals understand and explain the origin of the conflicting behavior; how they regulate their own emotions, besides the improvement in verbal approach skills and in the interpersonal relationship with the patient must be worked on. It is also pointed out the need to advance in the discussions about the mental health network, the training of mental health care workers, and the psychiatric reform, thinking in an articulated manner the issues that affect the work in act, and that can potentiate the coercive approach of the patient in the services.
Assunto: Coerção
Violência
Psiquiatria
Assistência à Saúde Mental
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: PROPOS - PRO-REITORIA DE POS-GRADUACAO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57451
Data do documento: 8-Fev-2023
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