Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57460
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Trabalhando com relações etnicorraciais na educação infantil
Autor(es): Ivanilda Aparecida dos Santos Andrade
Primeiro Orientador: Patrícia Maria de Souza Santana
Primeiro membro da banca : Marcilene da Silva
Resumo: Parte integrante do Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola/EPPIR ofertado pela FAE/UFMG, este trabalho descreve e analisa uma proposta de trabalho com as relações etnicorraciais, utilizando a literatura infantil em uma turma de alunos do 2º período de uma escola da Rede Municipal de Educação de Ribeirão das Neves – MG. Foi estabelecido um cronograma de atividades com conto e reconto de história, exploração de personagens e atividades lúdicas e artísticas. Durante a aplicação das atividades em sala de aula, observou-se a interação entre os alunos, o interesse e a participação desses no desenvolvimento das atividades envolvendo as relações etnicorraciais. O desenvolvimento dessas atividades proporcionou aos alunos um contato com a literatura infantil, com foco nas relações etnicorraciais favorecendo a valorização e o respeito às diferenças individuais e suas características de aspecto racial
Abstract: Part of the Specialization Course in Promotion of Racial Equality School / EPPIR offered by FAE / UFMG, this paper describes and analyzes a job offer with racial ethnic relations, using children's literature in a class of students in the 2º period a school of the Municipal Network of Ribeirão das Neves Education - MG. A schedule of activities with tale and retelling of history, exploration of characters and playful and artistic activities was established. During the implementation of activities in the classroom, there was interaction between the students, the interest and participation of the development of activities involving racial ethnic relations. The development of these activities gave students a contact with children's literature, focusing on racial ethnic relations favoring the appreciation and respect for individual differences and their racial aspect characteristics.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57460
Data do documento: 9-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivanilda Aparecida dos Santos.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons