Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/57460
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Trabalhando com relações etnicorraciais na educação infantil |
Autor(es): | Ivanilda Aparecida dos Santos Andrade |
Primeiro Orientador: | Patrícia Maria de Souza Santana |
Primeiro membro da banca : | Marcilene da Silva |
Resumo: | Parte integrante do Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola/EPPIR ofertado pela FAE/UFMG, este trabalho descreve e analisa uma proposta de trabalho com as relações etnicorraciais, utilizando a literatura infantil em uma turma de alunos do 2º período de uma escola da Rede Municipal de Educação de Ribeirão das Neves – MG. Foi estabelecido um cronograma de atividades com conto e reconto de história, exploração de personagens e atividades lúdicas e artísticas. Durante a aplicação das atividades em sala de aula, observou-se a interação entre os alunos, o interesse e a participação desses no desenvolvimento das atividades envolvendo as relações etnicorraciais. O desenvolvimento dessas atividades proporcionou aos alunos um contato com a literatura infantil, com foco nas relações etnicorraciais favorecendo a valorização e o respeito às diferenças individuais e suas características de aspecto racial |
Abstract: | Part of the Specialization Course in Promotion of Racial Equality School / EPPIR offered by FAE / UFMG, this paper describes and analyzes a job offer with racial ethnic relations, using children's literature in a class of students in the 2º period a school of the Municipal Network of Ribeirão das Neves Education - MG. A schedule of activities with tale and retelling of history, exploration of characters and playful and artistic activities was established. During the implementation of activities in the classroom, there was interaction between the students, the interest and participation of the development of activities involving racial ethnic relations. The development of these activities gave students a contact with children's literature, focusing on racial ethnic relations favoring the appreciation and respect for individual differences and their racial aspect characteristics. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57460 |
Data do documento: | 9-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ivanilda Aparecida dos Santos.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons