Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57462
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andreia Rosalina Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1164513999097820 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Licínia Maria Correa | pt_BR |
dc.creator | Iara de Queiroz Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T15:03:55Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T15:03:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57462 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido ao longo do curso de Especialização Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial realizado na FAE/UFMG, no ano de 2015. Surgiu da necessidade de refletir sobre as questões da diversidade presentes no ambiente escolar, constituído pelos diversos grupos étnico-raciais presentes no cenário social brasileiro. A relevância de tal proposta insere-se na perspectiva de sensibilizar corpo docente, discente, gestores, funcionários e agentes sociais que compõem a E. M. Dr. Sabino Barroso, através de projeto pedagógico desenvolvido no terceiro ano do primeiro ciclo. Este projeto pretende oportunizar a todos os estudantes, desde a educação infantil, o conhecimento da história e cultura africana, ressignificando as identidades, valorizando a corporeidade e a formação crítica dos indivíduos. Tal iniciativa tem como aporte: a Constituição Brasileira de 1988, a Lei 10639/2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira nº 9394/96, a partir do estudo da literatura afro-brasileira e de alguns teóricos como Neusa Santos Sousa, Kabengele Munanga, Abdias do Nascimento, Nilma Lino Gomes, Rosa Margarida de Carvalho Rocha. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Literatura afro-brasileira: aporte para a construção de uma prática educativa pautada na diversidade com base na Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Iara de Queiroz.pdf | 143.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License