Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57463
Type: Monografia (especialização)
Title: Projeto Equidade Juventude Negra e a literatura afro-brasileira
Authors: Gizele Miranda da Costa
First Advisor: Andreia Rosalina Silva
Abstract: O presente estudo analisa as práticas pedagógicas do projeto “Equidade na educação da Juventude Negra, realizado na Escola Estadual Nair Mendes Moreira no município de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte), pela equipe de professores do ensino Fundamental e Médio, no período letivo de 2015. Tal estudo tem como base o uso da literatura como objeto pedagógico para trabalhar a Lei 10.639/03 a partir da construção social, histórica, plural e cultural dos diferentes grupos da sociedade. Motivação que nasce a partir dos fatores condicionantes do racismo brasileiro que vem interferindo pejorativamente no processo de formação educacional dos alunos da escola como cidadãos com direitos igualitários. A análise dessa proposta de trabalho pedagógico se fundamenta no acompanhamento das atividades desenvolvidas ao longo do processo pedagógico, elaborado para a atuação na escola a partir de observações (nas formas de sentir, pensar e agir) do seu público discente, e de entrevistas e narrativas dos funcionários da escola.
Abstract: This study examines the pedagogical practices of the "Management for Equidade Youth Black" held at the Escola Estadual Nair Mendes Moreira in Contagem (metropolitan region of Belo Horizonte), the teachers team of elementary school and high school, in 2015 school year .This article is a study based on the use of literature as a pedagogical object to work the Law 10.639 / 03 starting the construction of social, historical, and cultural plural of different groups of society. Motivation is born from brazilian racism the conditioning factors that comes interfering pejoratively in the training process education of school students as citizens with equal rights. The analysis of this proposal pedagogical work is based on the monitoring of developed activities throughout the educational process, prepared to act in school starting observations (in ways of feeling, thinking and acting) of its student audience, and interviews and narratives of
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57463
Issue Date: 9-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gizele Miranda da Costa.pdf3.57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons