Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57475
Type: Dissertação
Title: Análise de fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes ferroviários envolvendo pedestres em travessias urbanas no Brasil
Other Titles: Analysis of factors that contribute to the occurrence of railway accidents involving pedestrians on urban crossings in Brazil
Authors: Elaine Verdi Coutinho e Souza
First Advisor: Nilson Tadeu Ramos Nunes
First Co-advisor: Francisco Gildemir Ferreira da Silva
First Referee: Ronderson Queiroz Hilário
Second Referee: Taciano Oliveira da Silva
Abstract: As mortes de pedestres em colisão com trens são uma preocupação de segurança pública para governos em todo o mundo. A presença das ferrovias nas cidades muitas vezes representa uma barreira ao movimento urbano e os atropelamentos ferroviários acontecem quando a população precisa fazer viagens ao longo ou através desta infraestrutura, sem as condições de segurança necessárias. As estatísticas internacionais mostram que os atropelamentos ferroviários se tornaram responsáveis pela maior parte das fatalidades relacionadas a este modo de transporte nos últimos tempos. Além de incalculáveis danos humanos e sociais, os atropelamentos ferroviários geram significativos prejuízos financeiros e ineficiência para o transporte ferroviário. Mesmo assim, os pedestres não têm recebido tanta atenção da literatura sobre os riscos de segurança nas passagens em nível quanto os motoristas, apesar de se verificar um crescente interesse de estudos mais recentes. Neste contexto, esta pesquisa tem o objetivo de descrever o estado atual dos atropelamentos ferroviários no Brasil e identificar fatores que podem contribuir para a ocorrência e a gravidade deles. Para tanto, inicialmente, foi realizado um estudo exploratório das informações sobre acidentes ferroviários da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e das informações sobre as fatalidades provocadas por estes eventos, obtidas do Sistema de Informação sobre Mortalidade- SIM, do Ministério da Saúde. Tais informações revelaram a severidade dos atropelamentos ferroviários no país e permitiram caracterizar o perfil das principais vítimas fatais. A partir destes resultados, foi realizado um estudo de caso em um trecho ferroviário de acidentalidade crítica, onde foi possível demonstrar, por métodos estatísticos variados (Person, Tobit e MQO), a influência de alguns fatores ambientais na ocorrência dos atropelamentos ferroviários. O emprego de medidas para garantir a segurança de pedestres nas travessias das linhas férreas requer uma compreensão da magnitude dos atropelamentos ferroviários no contexto local e de fatores de risco associados a eles. Assim, os resultados alcançados podem contribuir neste sentido.
Abstract: Pedestrian fatalities in train collisions are a public safety concern for governments around the world. The presence of railroads in cities often represents a barrier to urban movement and railroad collisions happen when the population needs to travel along or through this infrastructure, without the necessary safety conditions. International statistics show that road accidents have become responsible for most of the fatalities related to this mode of transport in recent times. In addition to incalculable human and social damage, rail accidents generate significant financial losses and inefficiency for rail transport. Even so, pedestrians have not received as much attention in the literature on level crossing safety risks as drivers, despite the growing interest in more recent studies. In this context, this research aims to describe the current status of road accidents in Brazil and identify factors that may contribute to their occurrence and severity. To do so, initially, an exploratory study was carried out on information on railway accidents from the Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT and on information on fatalities caused by these events, obtained from the Mortality Information System - SIM, of the Ministry of Health. Such information revealed the severity of rail accidents in the country and allowed characterizing the profile of the main fatal victims. Based on these results, a case study was carried out on a rail section of critical accident, where it was possible to demonstrate, by various statistical methods (Person, Tobit and MQO), the influence of some environmental factors on the occurrence of railroad collisions. The use of measures to ensure pedestrian safety at railway crossings requires an understanding of the magnitude of road accidents in the local context and the risk factors associated with them. Thus, the results achieved can contribute in this sense.
Subject: Transportes
Ferrovias - Acidentes
Pedestres
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/57475
Issue Date: 28-Feb-2023
metadata.dc.description.embargo: 28-Feb-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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